queda de pelo em cães
Crédito: Freepik
em

Queda de pelo em cães: o que pode ser e como resolver

Nem sempre é motivo para se preocupar, mas existem situações que podem ser corrigidas para que o pelo pare de cair em excesso

Assim como acontece com os humanos, a queda de pelo em cães significa que algo não está bem com a saúde deles. Uma pelagem saudável é brilhante e sedosa, principalmente se o cão recebe banhos e escovação com frequência.

E, também como ocorre nos humanos, a pelagem dos cães cai um pouquinho todos os dias, pois é o ciclo natural dos pelos. Não é normal quando essa queda é muito acentuada. Veja quais são as principais causas e o que fazer para tratar.

Queda acentuada de pelos nas trocas de estação

É normal que os cães tenham uma queda mais acentuada de pelos quando as estações estão mudando, especialmente dos meses frios para os quentes. Mas, novos pelos irão crescer. Nas raças com pelagem mais grossa e longa a queda tende a ser maior, e é normal.

Alimentação deficiente

Outro fator que leva à queda de pelos nos cães é uma alimentação deficiente, sem a quantidade de nutrientes que o animal precisa. Nesse caso, junto com a queda, você vai perceber que a pelagem está mais seca e opaca. Não quer dizer que você deva oferecer mais comida ao cão, mas sim, comida de melhor qualidade, com proteínas, vitaminas A, B e C, além de ômega-3.

Falta de água

O pote de água do seu cão está sempre abastecido com água fresquinha e limpa? A queda de pelos em maior quantidade pode estar relacionada à falta de ingestão de água. Fique atento a isso e troque a água do pote com frequência para que esteja sempre boa para beber. Além disso, deixe o potinho na sombra para manter a água fresca.

Transtornos hormonais

Se o seu cão não estiver recebendo a quantidade adequada de nutrientes na alimentação, existe a possibilidade de ele estar com anemia. Se desconfiar dessa causa, deve levá-lo ao veterinário para fazer exames de sangue e tratar com a alimentação adequada e talvez suplementos vitamínicos.

Transtornos emocionais

Os cães também ficam estressados, ansiosos e deprimidos. Às vezes porque uma pessoa próxima foi embora, outro bichinho da casa faleceu ou vocês mudaram de endereço. Se uma dessas situações ocorreu, dê mais atenção ao seu cão, pois ele precisa de amor e carinho para voltar a ficar bem.

Doenças de pele

Algum parasita pode estar habitando a pele ou o organismo interno do seu animal. Ele pode estar com sarna, dermatite, pulgas ou carrapatos. Dê uma boa olhada na pelagem dele, também na pele, se conseguir. Se notar muitas feridinhas ou manchas avermelhadas, e ver que o cão se coça muito, leve-o ao veterinário antes que piore.

meghan markle aborto espontâneo

Família Real sofre com aborto e Meghan Markle desabafa

perfume pra cabelo

Como fazer o seu perfume para o cabelo