quarentena com crianças
Crédito: Freepik
em ,

Quarentena com crianças: o que fazer e ideias de atividades

Entenda o que é esse período de isolamento e como lidar com ela tendo crianças em casa

Está em quarentena com crianças em casa? Então entenda melhor o que é esse delicado processo e veja como agir adequadamente. E é claro que os pequenos podem tornar a situação mais complexa, então conte com dicas especiais para lidar com eles.

O que é quarentena

De acordo com o Ministério da Saúde, quarentena “significa a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes (…) de
maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus“. Para isso, a pessoa deve limitar suas ações na sociedade e usar medidas de proteção para não contaminar os outros.

Já o isolamento também tanto falado deve ser feito com pessoas que estão comprovadamente infectadas. Nesse caso, ela deve perder total contato com outras pessoas, tendo somente um responsável para lidar com as necessidades básicas, seja em casa ou no hospital. Claro que sempre com os equipamentos de proteção adequados.

Pode sair de casa?

Quem está de quarentena por estar com suspeita da doença não deve sair de casa. Isso porque pode contaminar outras pessoas fazendo isso. Se precisar de itens básicos, pode pedir online ou para que alguém faça a compra. A quarentena, como já foi visto, é uma medida fundamental para manter não somente você, mas também as outras pessoas em segurança.

Já a quarentena imposta, com o fechamento das escolas e opção de trabalhar de casa, não é proibido que saia, mas não é nada recomendado. Quanto menos contato com o exterior as pessoas tiverem, mais seguras estão — incluindo seus familiares.

7 Ideias do que fazer com crianças durante a quarentena

O próprio Ministério da Saúde indica que, em algumas situações, as pessoas podem ficar “mais fragilizadas, chorosas, tristes ou com raiva, o que pode gerar efeitos negativos sobre a imunidade”. Agora, imagine as crianças! Haja paciência e atividades para distrair os pequenos durante a quarentena. Veja então algumas ideias para distrair as crianças nesse período e também como fazer a manutenção do dia a dia.

Tomar banho de mangueira

Você tem um jardim ou local onde possa fazer uma pequena bagunça? Então está valendo banho de mangueira, de balde ou até uma farra no chuveiro — sempre com segurança para não cair.

Jogar em família

Jogos de tabuleiro são sempre uma boa pedida para os momentos de descontração com os pequenos. Se forem muito novinhos, pode ser estátua, mímica, Imagem e Ação e similares.

Assistir filmes juntos

Agora sim, todo mundo em casa juntinho nessa quarentena com crianças. Que tal apresentar aquela trilogia ou saga que você ama? Podem tirar também um tempinho para assistir vários filminhos juntos e até inovar na pipoca. Já pensou em cada um com seu potinho e uma colher? Higiênico e diferente.

Cantar no karaokê

O Youtube está repleto de músicas instrumentais de todas as épocas para fazer karaokê. Junte todo mundo e aproveite para soltar a voz com a turminha.

Cozinhar juntos

Ir para a cozinha não precisa ser uma obrigação chata. Coloque os pequenos para ajudar com tarefas simples e que não sejam arriscadas ou enfadonhas.

Dançar

Que tal ensinar uns movimentos para as crianças? Aproveite para tentar aprender o tal do Renegade do TikTok e veja como dançar pode ser muito mais complicado do que parece.

Fazer campeonatos de videogame

Agora você não vai ter desculpa para não tentar jogar com as crianças. Pode ser Fifa, Fortnite ou até mesmo o queridinho da turma, Free Fire. Entre no squad deles e se permita ser carregado a partida toda.

Cuidados com a higiene na quarentena com crianças

Diversão é fundamental, mas atenção redobrada nas normas de higiene é mais que necessária. Mas nem sempre eles querem ouvir aquele discurso chato que os adultos sempre repetem. Então, que tal tentar uma nova abordagem? Veja o que essa mãe super criativa usou para ensinar que se deve sim lavar as mãos com sabão muitas vezes ao dia:

Veja o que eles devem fazer para se manter seguros e ajudar a evitar o contágio dentro de casa:

  • Usar somente o mesmo copo, talheres e prato durante a quarentena, sem misturar entre os irmão. Cores diferentes são uma excelente solução para evitar bagunça e brigas;
  • Lavar as mãos sempre que tocarem no nariz (sim, isso vai acontecer). Para estimular, que tal um sabonete super cheiroso ou até mesmo com um toque de glliter? Só oriente a não lavar o rosto com ele, ok?
  • Coloque dispensers de álcool gel em locais estratégicos: na cozinha, perto do copo, junto da mesa de jantar, perto dos jogos eletrônicos, no banheiro e onde achar pertinente;
  • Se as crianças têm o hábito de colocar a mão na boca, que tal colocar uma gotinha de própolis na ponta de cada dedo? Além de ter gosto nada agradável, ajuda a combater qualquer doença oportunista que passar;
  • Tenha paciência e repita quantas vezes forem necessárias, sempre orientando de forma criativa e inovadora. Não vai dar certo de primeira, então respire fundo e repita quantas vezes precisar, até eles começarem a fazer por conta própria.

Essas são dicas mais genéricas, mas só você conhece seus pequenos. O que você acha que funcionaria melhor em sua casa? Compartilhe sua experiência nos comentários com as outras famílias e ajude a conter essa pandemia.

doce fit

Doce fit: 6 receitas simples e gostosas para comer quando quiser

cobertura de leite condensado

Cobertura de leite condensado: 6 delícias fáceis para cobrir seus bolos