em

Como puxar assunto: 5 ideias que sempre funcionam

Nada pior do que um silêncio constrangedor quando acaba de ser apresentado a alguém e não sabe o que dizer
puxar assunto
Crédito: Freepik

Quando você chega a um lugar novo, tem dificuldade para se enturmar? Não sabe como puxar assunto para conhecer as pessoas? Esse é um problema para muita gente, especialmente para os mais introvertidos, mas se você já tiver alguns assuntos preparados na cabeça para esses momentos, tudo vai ficar mais fácil. Veja essas dicas.

Como puxar assunto para conversar

Começar uma conversa não se restringe a falar sobre o clima ou a quantidade de pessoas no recinto. Se esse é sempre o tema que você aborda quando não sabe o que dizer, está na hora de ampliar seu repertório de conversas.

Mesmo que você tenha ótimos assuntos em mente, lembre-se que há sempre o risco de a pessoa não corresponder ao papo. Então aí a culpa não será sua, apenas saiba quando deve parar de insistir e respeitar o silêncio do outro. De qualquer forma, esteja preparado com essas sugestões:

1. Fazer um elogio

puxar assunto fazendo elogio
Crédito: Freepik

Uma das maneiras mais legais de puxar assunto é elogiar alguma coisa na pessoa, desde que seja de forma respeitosa e sincera. Então você pode falar do cabelo, de uma peça de roupa ou acessório. Até mesmo do cãozinho se a pessoa estiver acompanhada do pet. Assim fica ainda mais fácil, pois não precisa se sentir invadindo a privacidade dela.

Não fique apenas no elogio, tenha algo a dizer a respeito para incentivar uma resposta. De preferência, termine a frase com uma pergunta.

2. Falar sobre algo do ambiente

Por mais que seja clichê falar do ambiente, se a sua tentativa de puxar assunto for criativa, vai dar certo. Não diga apenas “nossa, como está vazio aqui hoje”. Fale de algo que esteja acontecendo na hora e incentive um comentário da outra pessoa.

Se estiver em uma festa, pode falar sobre a decoração, a música, as opções do buffet e pedir a opinião da pessoa sobre o que você disse. Se estiver em uma loja esperando na fila do caixa, comente sobre o que mudou desde a última vez que esteve nesse lugar.

3. Contar algum fato sobre o seu dia

puxar assunto sobre seu dia
Crédito: Freepik

Essa dica funciona melhor quando você já conhece o outro, mas dependendo do que for contar, funciona com estranhos também. Nesse caso, deve poder relacionar com o momento presente.

Por exemplo, se estiver em um restaurante esperando por uma mesa, pode falar sobre o local onde almoçou outro dia e perguntar se a pessoa o conhece. Ou então dizer por que escolheu esse e recomendar algum prato que goste, perguntando se a pessoa já experimentou.

4. Perguntar sobre pessoas em comum

Quando precisar puxar assunto com um conhecido, uma ótima ideia é falar sobre alguém que vocês conheçam em comum. Lembre-se que deve falar algo positivo ou neutro, como quanto tempo você não vê tal pessoa, mas nunca fale mal.

5. Falar sobre um assunto atual

puxar assunto sobre atualidade
Crédito: Freepik

Esse tema vai depender do ambiente em que você está. Por exemplo, se estiver na fila do banco, pode falar sobre algo que esteja acontecendo na economia do país. Só tome cuidado para não incentivar uma discussão desagradável, apenas seja neutro.

Se estiver na escola dos filhos, converse com outros pais sobre o dia a dia das crianças, os professores e um evento próximo em que todos irão participar.

Na fila do cinema, aí mesmo que fica fácil. Fale dos filmes que estão em cartaz, de outro que já saiu e você gostou muito e aproveite para perguntar se a pessoa viu também. Não esqueça dos filmes que são lançamento prestes a entrarem no cinema.

Se estiver na universidade, fale sobre alguma novidade que vocês tenham sido comunicados, seja uma mudança de grade curricular, de uma espaço novo inaugurado ou um professor novo.

Como você viu, a dica é sempre observar o ambiente em que está. Há sempre algo a ser dito e uma opinião a ser pedida para puxar assunto e fazer virar uma boa conversa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos energéticos
6 Alimentos energéticos para o seu dia a dia
bolo de aniversário
Ideias de receitas de bolo de aniversário para se inspirar