purificador de água
Designed by Freepik
em

Purificador de água: Para que serve e como construir um em casa

Beba água pura e saudável tranquilamente, sem precisar ferver ou comprar galões no supermercado.

Infelizmente não podemos sempre confiar na qualidade da água que vem da rede. Se este for o caso na sua casa, a solução é utilizar alguma ferramenta extra para que a água fique segura para consumo. Se você não pode fazer um investimento alto, veja como fazer um purificador de água caseiro.

Essa dica para fazer purificador de água em casa é mais econômica do que ficar comprando água mineral ou usando gás para ferver a água toda vez antes de tomar e ainda ter que esperar esfriar. Veja o que vai precisar e faça o seu.

Como fazer um purificador de água passo a passo

Para fazer o seu purificador de água caseiro você vai precisar seguir o passo a passo abaixo:

Materiais

  • Baldes de 20 litros (para armazenar alimentos, com tampa): 2 unidades;
  • Torneira: 1 unidade;
  • Componentes de filtragem: 1 conjunto;
  • Furadeira com broca de 13 e 20 mm: 1 unidade;
  • Fita veda-rosca.

Modo de fazer

1. Coloque os baldes um em cima do outro. Faça dois furos com 1,5 centímetros no fundo do balde superior, alinhando, cruzando o diâmetro do balde.

2. Faça a mesma coisa na tampa do balde de baixo, para que os furos de ambos fiquem alinhados.

3. Faça um furo na parte frontal e inferior do balde de baixo, onde vai ficar a torneira. Encaixe a torneira e faça uma vedação com fita veda-rosca em volta.

4. No no fundo do balde superior instale os componentes de filtragem. O bico do componente precisa ficar preso no furo do balde de cima, de modo de que praticamente todo o filtro fique dento do balde de baixo.

5. Faça uma vedação também nessa passagem dos furinhos entre um balde e outro.

6. Encha o balde de cima com água até perceber que ela está passando pelo filtro e indo para o balde de baixo, já limpa. Quanto mais água tiver, mais pressão vai fazer e mais água vai filtrar. No início pode demorar um pouco.

7. Depois é só usar o seu filtro e fazer uma limpeza interna para remoção dos resíduos conforme perceber que a filtragem fica mais lenta.

Qual a diferença entre filtro e purificador de água?

A diferença entre um filtro e um purificador é que o filtro apenas usa uma telinha ou uma vela para barrar as impurezas maiores que possam vir na rede ou do encanamento, como é o caso do filtro de barro.

Porém, ele é uma ótima opção quando você mora em uma cidade com bom saneamento básico, pois faz uma limpeza mais completa do que os demais tipos de filtro. Essa opção é mais barata, já que sua função é mais simples.

O purificador faz um serviço mais completo, pois mata e elimina bactérias da água e tira os sais e cloreto em excesso que pode ter sido colocado pelos profissionais da empresa de abastecimento de água. A desvantagem é que o purificador gasta energia.

Benefícios do purificador de água

Como você viu nas diferenças entre filtro e purificador de água, os benefícios da segunda opção são maiores, embora haja o custo adicional por conta da energia elétrica, o que não vai existir na sua versão caseira.

Mesmo assim, se você mora em uma região em que a água da rede não é da melhor qualidade, com certeza o purificador será um excelente investimento, deixando a água 100% própria para consumo, sem gosto de cloro e mais saudável.

Dica: Lave suas garrafas de água corretamente

Mesmo que você tenha um purificador de água em casa e goste de colocar a água em garrafas pet na geladeira, precisa manter essas garrafas bem higienizadas para que a água continue boa para beber. Veja como limpar garrafas de água corretamente e evitar doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
plantar beterraba

Plantar beterraba em casa – Passo a passo e dicas de cultivo

dar banho em gato

Dar banho em gato – Guia completo do dono sobrevivente