pulseira para monitorar idosos
Crédito: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Cidade de Santos terá pulseira com botão de emergência para monitorar idosos durante o isolamento

A cidade em São Paulo já utilizava estas pulseiras para monitorar os idosos, e agora serão de grande utilidade

Publicidade

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, já havia adotado o uso de pulseiras do programa Televida para o monitoramento de idosos que vivem sozinhos na cidade desde 2013. Mas, agora, por conta da pandemia de coronavírus, a cidade irá receber mais 250 kits para poder monitorar os idosos com suspeita da covid-19 ou já diagnosticados com a doença.

A notícia dessa nova ação para proteção dos idosos foi dada no dia 22/03/2020, pelo prefeito da cidade, em uma live nas redes sociais. O kit a ser entregue para os idosos é uma pulseira no formato de um relógio, mas que contém apenas 1 botão central.

Essa pulseira conta com um dispositivo que é ligado ao telefone fixo da casa do idoso. Quando ele precisa de ajuda por algum motivo de saúde, basta pressionar o botão para acionar o viva-voz do telefone, que automaticamente liga para a central médica.

Desde 2013 esse sistema é utilizado para que os idosos recebam assistência médica imediata por conta de doenças crônicas, como hiper ou hipotensão, mal estar e outros problemas que não se pode resolver sozinho quando tem idade avançada.

Publicidade

Desta vez, as pulseiras irão servir para que os idosos que moram sozinhos, agora em isolamento, possam ter monitoramento à distância e em tempo real pelas equipes de saúde. Além das pulseiras, os idosos vão receber um aparelho para medir a oxigenação do sangue, o que vai ajudar os médicos a saberem como é que cada idoso está de saúde durante todo o período de isolamento.

Até o dia 23/03/2020, a baixada santista tinha 372 casos suspeitos de coronavírus.

PODE GOSTAR TAMBÉM