cuidados planta Pulmão-de-aço
Crédito: Wikimedia Commons

Pulmão-de-aço: uma planta encantadora para ter em casa

Veja como é fácil cuidar dessa alocasia, mesmo se você mora em apartamento

Publicidade

Pulmão-de-aço é um dos nomes populares da Alocasia cuprea, uma planta com folhas maravilhosas, bem grandes, ovaladas, de cor verde-escuro com prateado, parecendo mesmo pulmões feito de aço. Mas, ela também conhecida por escorpião e orelha-de-elefante. Aprenda a cultivar essa linda planta na sua casa.

Luminosidade

Para quem mora em um local onde não bate muito sol, essa é uma ótima planta para cultivar. A pulmão-de-aço não necessita de sol pleno para estar sempre bonita. Basta deixá-la perto de uma janela para pegar bastante claridade.

Substrato

Crédito: Minhas Plantas

Quando for plantar a sua Alocasia cuprea, seja no solo ou em um vaso, use uma mistura clássica para plantio, que seja rico em matéria orgânica, como húmus de minhoca ou esterco curtido.

Adubação

Não precisa se preocupar muito com a adubação dessa planta. Duas ou três vezes ao ano, adicione uma porção de húmus ou esterco curtido ao substrato para repor os nutrientes e já será o bastante. Se quiser usar adubo comprado, tipo NPK, pode ser o equilibrado, 10-10-10.

Publicidade

Regas

Crédito: Minhas Plantas

É importante que a planta esteja sempre úmida, imitando o seu habitat natural, que é das florestas tropicais da Indonésia. Então, regue a terra sempre que a superfície começar a secar, e regue também as folhas todas as manhãs usando um borrifador. Se você perceber que as pontas das folhas estão parecendo queimadas, pode ser falta de água.

Gotejamento

Se você notar que as folhas jovens da sua planta estão gotejando na pontinha, não se preocupe, pois é um bom sinal. Quer dizer que a planta está absorvendo bem a água e os nutrientes, recebendo água suficiente, e está crescendo saudável. Quanto mais velha a folha fica, menos ela goteja, e também é normal.

Poda de limpeza

Crédito: Minhas Plantas

Quando a sua planta estiver envelhecendo, algumas folhas mais antigas vão começar a amarelar. Elas estão morrendo, então você pode cortá-las na base, fazendo uma poda de limpeza. Assim, você permite que as plantas mais jovens fiquem com todo o nutriente oferecido.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM