profissões
Crédito: Freepik
em

Pensando na carreira? Veja algumas profissões promissoras em 2022

A maioria das profissões continuam as mesmas, mas algumas são diferentes e nem todo mundo conhece

Publicidade

O mercado de trabalho está sempre se adaptando às mudanças que ocorrem na vida da sociedade. Um bom exemplo foi a chegada da internet no Brasil, lá em 1988, marcando a preparação da geração Z para o universo digital e as novas tecnologias. Agora, esses jovens estão com seus vinte e poucos anos, iniciando carreira nas profissões promissoras em 2022 e dividindo esse espaço com a geração anterior, os millennials.

Veja também: Síndrome de boreout: você sente tédio no trabalho?

Profissões promissoras em 2022

As novas tecnologias deram um passo tão grande nas últimas décadas que muitas profissões deixaram de existir ao serem executadas por máquinas com inteligência artificial. Por isso, a dica é buscar profissões em que as máquinas ainda não podem substituir os humanos.

Além dessa questão do universo digital e das novas tecnologias, as profissões promissoras em 2022 estão adaptadas às novas necessidades trazidas pela pandemia.

Publicidade

Nesses últimos dois anos, o trabalho remoto virou um novo jeito de trabalhar, bem como a vontade (ou necessidade) das pessoas em trabalhar por conta própria. É nesse cenário que elencamos as profissões que terão bastante oferta no próximo ano.

Especialista em energias renováveis e alternativas

Cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre a necessidade de levar um estilo de vida mais sustentável para proteger a vida no nosso planeta. É por isso que trabalhos na área de energias renováveis e alternativas estão crescendo e são uma grande tendência entre as profissões mais requisitadas em 2022.

Profissões na área de logística

Ainda é necessário ter mão de obra humana e qualificada para diversos trabalhos na área de logística. A diferença está na formação desses profissionais, que envolve novas tecnologias para otimizar os processos.

Publicidade

Gestão de talentos

Antes, esse profissional trabalhava no setor de Recursos Humanos. Agora, o nome ficou ainda mais humanizado, voltado para a gestão dos talentos que uma empresa contrata.

A valorização das pessoas trouxe essa mudança e essa área também é uma em que as máquinas ainda não têm condições de dominar, pois envolvem inteligência emocional e a capacidade de se relacionar.

Arquitetura e Engenharia com 3D

Muitas novas tecnologias fazem parte da rotina de arquitetos e engenheiros, mas suas tarefas ainda não são substituíveis por máquinas. Essa é uma profissão necessária e em alta, porém, é preciso aprender a lidar com softwares modernos para não ficar para trás.

Publicidade

Tecnologia da Informação

A área de TI é uma das que mais cresce e vai continuar assim nos próximos anos. Existem muitas profissões que lidam diretamente com a tecnologia da informação, então, qualquer profissão que escolher voltada a essa área tem potencial de sucesso, desde que o profissional esteja pronto para um mercado muito competitivo.

Saúde mental

As mudanças na sociedade acontecem de forma natural e evoluímos com isso. Mas, nos últimos tempos, essas mudanças têm sido intensas e bastante impactantes, sobretudo para quem nasceu em outras gerações, onde o mundo era analógico.

Além de tudo, mais uma vez temos que mencionar a pandemia, já que ela ainda não acabou e está gerando uma grande onda de problemas relacionados à saúde mental. Essa área é vantajosa, já que psiquiatras e psicólogos não podem ser substituídos por máquinas.

Publicidade

Gestor de inovação e criatividade

O nome da profissão pode variar conforme a empresa, mas todos os negócios que almejam crescer precisam de alguém que tenha ideias para inovar e se destacar.

Essa pessoa repensa estratégias para melhorar o modelo do negócio e precisa fazer isso pensando nos colaboradores, clientes no que o futuro reserva. Para quem já se graduou em uma área de gestão, vale a pena se especializar.

Veja também: 5 promessas de ano novo para ser uma pessoa melhor

Publicidade
prato de comida colorido

Sabia que um prato de comida colorido é melhor para a saúde?

Vacina contra Covid

Vacina contra Covid: certezas e dúvidas sobre o futuro