Eddie McCarthy é um professor da Whitmer High School em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos. Há pouco tempo, ele foi professor de um jovem chamado Roman McCormick, de 15 anos, para quem o professor doou um rim no dia 19 de julho de 2023.
Como Roman não é mais aluno de Eddie, não foi na sala de aula que o professor descobriu sobre a doença do garoto. Na verdade, foi por acaso que ele viu uma publicação nas redes sociais pedindo ajuda para o jovem que nasceu com síndrome.
O que Roman tem se chama síndrome branquio-otorenal/branquio-ótica (BOR/BO), uma condição genética rara que pode afetar o crescimento e desenvolvimento do pescoço, orelhas e rins.
Em outros momentos, ele já precisou fazer cirurgias para corrigir um buraco no peito e dois buracos nas laterais das orelhas, disse sua mãe, Jamie Redd, ao noticiário Good Morning America, da rede ABC News.
Veja também: Filho doou medula para mãe com leucemia
Apesar de todas as cirurgias, o estado de Roman piorou porque ele foi diagnosticado com doença renal em estágio 4. A única saída seria encontrar um doador para um dos rins do garoto, então, seus pais começaram a procurar.

“Acho que a história estava circulando, talvez no Facebook ou algo assim, e talvez um dos meus amigos tenha me enviado uma mensagem como: ‘Ei, este é o seu aluno’. Então eu vi isso”, disse o professor ao Good Morning America.
“E então, no dia seguinte, ou talvez um dia depois disso, fui fazer o teste. Nós fomos compatíveis e então eu continuei voltando para o hospital e fazendo todos os testes que você tem que fazer, e continuei voltando saudável, e foi mostrado que sou compatível com ele.”
“Quando eu me inscrevi originalmente, não pensei: ‘vou doar meu rim’. Você simplesmente entra pensando: vamos ver se somos compatíveis. Vamos ver se funciona”, disse Eddie.
“E então simplesmente funcionou. E é muito louco que acaba sendo, sabe, como o professor de matemática dele… Porque eu sei que muitas outras pessoas provavelmente iniciaram o processo também. Mas você sabe, você tem que ser compatível. Nem sempre dá certo.”
O pai de Roman, Dan McCormick, disse que a generosidade de Eddie significa o mundo para ele. “Nunca poderei agradecê-lo o suficiente por tudo o que ele fez por nós. Ele é um ser humano maravilhoso.”
O professor doou um rim para seu ex-aluno e agora o garoto vai poder aproveitar melhor sua adolescência e vida adulta, enquanto Eddie aproveitará a grata sensação de ter salvo uma vida.
Veja também: Em segredo, filha doou um rim ao pai: ele ficou emocionado!

