Depois de ler este artigo nunca mais vai comer salsichas

Publicidade

O câncer infantil preocupa especialista no mundo inteiro, que procuram alternativas para evitar esta doença nos mais pequenos. Mas as reais causas do câncer infantil podem estar na alimentação que os pais oferecem a seus filhos. Neste artigo vamos falar da salsicha, algo que o seu filho adora mas que pode prejudicar sua saúde. Se tem filhos e eles são adeptos do ‘hot dog’ pare de lhe dar este alimento.

O jornal norte-americano Los Angeles Times publicou um artigo sobre as causas do câncer nas crianças e como controlar esta doença. A publicação baseou-se numa investigação realizada pelo epidemiologista John Peters e as conclusões são surpreendentes: crianças que incluem na sua alimentação o famoso ‘hot dog’, consumindo 12 ou mais cachorros quentes por mês, têm 9 vezes mais probabilidades de desenvolver leucemia. Mas o resultado da pesquisa vai mais além e realmente é assustador. Crianças em que as mães comiam regularmente cachorro-quente na gravidez têm o dobro da possibilidade de desenvolver câncer no cérebro.

As pesquisas realizadas por John Peters ajudaram a explicar o crescente número de tumores infantis na última década.

Mas o que tem de tão mau assim o ‘hot dog’? A salsinha! Um alimento feito de carne com uma qualidade duvidosa, com imenso sal, corantes e conservantes. O problema é que para a salsicha tem muita duração é utilizado nitrito como conservante. Esta substância entra em contacto com as aminas (compostos orgânicos presentes naturalmente na carne), tornando-se altamente cancerígena.

Publicidade

1a

Os nitritos são cancerígenos, mas esta substância está presenta nos vegetais e estes são saudáveis para nossa saúde, qual a explicação?

Alface, aipo, espinafre, entre outros vegetais tem nitritos, mas também são ricos em vitaminas e minerais, que inibem o desenvolvimento do câncer. Mas tem mais, estes nitritos são naturais e não artificiais, como os presentes na salsicha.

Mas além dos nitritos, a salsicha também contém nitratos, outra substância altamente cancerígena. Mas já e possível produzir salsicha sem estas substâncias. Métodos de produção moderna permitem fazer salsicha livre de substâncias cancerígenas.

Mas atenção: muitas fábricas continuam a usar nitritos para dar uma cor mais avermelhada à salsicha e passar uma falsa sensação de frescura.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM