maleficios dos refrigerantes diet
Crédito: Freepik
em

5 Problemas de saúde que o refrigerante diet pode causar

Esse tipo de bebida é um engano para o corpo e para o cérebro, pois não pode ser considerado uma opção mais saudável

Se você gosta de tomar refrigerante diet para sentir que está consumindo menos açúcar, saiba que essa impressão não vale a pena. Esses refrigerantes podem provocar diferentes efeitos colaterais no organismo, pois continuam sendo opções nada saudáveis de bebidas. Veja algumas consequências do consumo prolongado do refrigerante diet.

1. Dor de cabeça e enxaqueca

190 pacientes da Unidade de Dor de Cabeça do Centro Médico Montefiore, Nova York, foram submetidos a um estudo que relevou a culpa do componente aspartame como um dos principais desencadeadores de dores de cabeça e enxaqueca em muitas pessoas. O estudo revelou que, entre três causas de dores de cabeça, que são álcool, bebidas com aspartame e carboidratos, o aspartame ficou em segundo lugar.

2. Depressão

Um estudo foi realizado com 263 mil pessoas com idade entre 50 e 71 anos, na intenção de analisar a relação entre a depressão e o consumo de refrigerante diet, chá e café. Depois de 10 anos, 11.311 participantes da pesquisa tinham sido diagnosticados com depressão.

O estudo observou que havia 30% mais propensão de desenvolverem depressão as pessoas que consumiam refrigerante, enquanto havia 10% menos probabilidade da doença nas pessoas que bebiam até 4 xícaras de café por dia.

3. Doenças cardiovasculares

Um estudo feito com 2.564 participantes no Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, analisou a relação entre o consumo regular de refrigerantes dietéticos com doenças cardiovasculares.

O estudo considerou as condições vasculares, os níveis de colesterol e índice de massa corporal de cada participante, e concluiu que havia 43% mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares naqueles que consumiam refrigerante diet regularmente.

4. Pressão alta

Por conta de todos os aditivos que existem no refrigerante diet, inclusive a quantidade elevada de sódio, um estudo constatou que as pessoas que consome esse tipo de refrigerante com frequência estão mais propensas a desenvolver a pressão alta.

5. Parto prematuro

Até mesmo nos partos prematuros pode haver uma relação negativa com o consumo excessivo dos refrigerantes diet. Na Dinamarca foi realizado um estudo com 60 mil gestantes e os pesquisadores constataram um risco maior de parto prematuro naquelas que consumiam refrigerante diet todos os dias.

Aliás, quando maior o consumo, maior o risco. Assim como em outros estudos relacionados ao consumo desse tipo de bebida, é difícil chegar a uma única ou principal causa para o problema em foco.

Mas devido a todos os estudos já existentes sobre os malefícios do aspartame, os pesquisadores ficam propensos a acreditar que esse ingrediente esteja entre os principais vilões da saúde em qualquer alimento ou bebida que estejam inseridos.

dicas de limpeza com vinagre

10 Dicas de limpeza com vinagre

erros ao fazer rabo de cavalo

4 Erros na hora de fazer rabo de cavalo que estragam o seu cabelo