Problemas comuns de quem é muito inteligente
Crédito: Freepik

6 Problemas comuns de quem é muito inteligente

Existem diversos tipos de inteligência e há alguns problemas que convergem para todos esses tipos

Publicidade

Existem pessoas que acreditam que a inteligência pode ser medida por um fator único, como o teste de QI. Outras acreditam quem existem várias inteligências. Independente de como se veja a questão, existem problemas comuns a quem é muito inteligente.

Lembre-se que nem todos esses problemas são negativos por essência, por isso o ideal é que se saiba como agir. Confira quais são e se surpreenda com o modo de como eles podem se manifestar no cotidiano.

1. Ponderar muito as atitudes

Por visualizar diversas possibilidades, uma pessoa inteligente pondera muito antes de tomar uma decisão, como se fosse um cientista. Por isso, ele não define os seus pensamentos como verdades absolutas, pois sabe que não existem essas verdades e que elas podem ser dogmas perigosos. Consequentemente, pode encontrar várias soluções ou ficar preso sem conseguir agir.

2. Demorar para tomar uma decisão coletiva

Ela demora para finalizar uma decisão coletiva, pois sabe que as opiniões dos outros geralmente trazem contribuições valiosas para o que vai ser realizado. Afinal, possui a humildade e inteligência de reconhecer que existem múltiplas inteligências e que a combinação de diferentes olhares é essencial para se chegar a uma decisão completa.

Publicidade

3. Não se empolgam para defender suas opiniões

Pessoas muito inteligentes, como o filósofo Heráclito, sabem que até as ideias são mutáveis. Isso porque as diferentes formas de ver o mundo podem dar uma nova perspectiva. Esse é o motivo que torna impossível encontrar alguma pessoa muito inteligente que seja fanática a defender seu ponto de vista. Na realidade, elas defendem sua opinião sem paixões, com foco na racionalidade e no respeito e empatia em relação à outra opinião.

4. Falam menos do que pensam

Sabe aquela pessoa que fica prestando atenção na conversa, sem falar muito? É provavelmente alguém que está buscando associar todas as opiniões ao invés de simplesmente emitir a sua própria verdade. Além disso, pode acontecer de perderem o momento da conversa, processando as informações recebidas.

5. São perfeccionistas e autocríticas

Elas tendem a querer fazer o melhor em sua área de domínio e normalmente são seu pior algoz. Isso por causa de uma necessidade em exprimir o que aprenderam, mas não acreditam serem capazes de fazer tão perfeitamente. Assim, podem até mesmo se bloquear ou desenvolver a insegurança e síndrome de impostor.

6. Têm necessidade de desafios

Um dos grandes problemas enfrentados por pessoas inteligentes é a necessidade constante de desafios. Seja em uma conversa, conquista ou no trabalho, coisas repetitivas e simples podem se tornar monótonas e entediantes. Isso leva a uma instabilidade na relação ou até mesmo a mudança frequente de trabalho.

Publicidade

Homens e mulheres muito inteligentes sabem que possuem limitações e que cada ser humano possui suas qualidades. Então, o ideal é olhar para a vida com empatia, acreditar no seu potencial e quem sabe, ajudar o mundo a ser um lugar um pouquinho melhor.

Aproveite e veja também: como demonstrar amor de um jeito que as crianças entendam

PODE GOSTAR TAMBÉM