vespas assassinas
Crédito: Wikimedia Commons

Primeiro ninho de vespas assassinas é encontrado nos Estados Unidos

Para evitar uma infestação, esse ninho já está sendo destruído

Publicidade

Desde dezembro de 2019 as vespas gigantes asiáticas começaram a aparecer nos Estados Unidos. Elas começaram a ser chamadas de vespas assassinas, pois mesmo uma pessoa que não é alérgica a picada de vespas pode morrer de falência renal após muitas picadas desse inseto.

De lá para cá, as autoridades, pesquisadores e apicultores das regiões onde as vespas foram vistas, começaram a estudar formas de combatê-las. Então, no dia 24 de outubro, equipes protegidas trabalharam para destruir o primeiro ninho encontrado no estado de Washington, mais precisamente na cidade de Blaine, perto da fronteira com o Canadá.

Crédito: AP Photo / Elaine Thompson

O ninho que foi descoberto tinha o tamanho de uma bola de basquete  estava recheado com cerca de 100 a 200 vespas. Os profissionais aspiraram as vespas de dentro de uma árvore, e agora essa mesma árvore será cortada para que possam remover as vespas recém-nascidas e saber se alguma rainha deixou uma colmeia.

Crédito: WSDA/BBC

Mais ninhos estão sendo procurados para o extermínio desse tipo de vespa que não é nativo do país. Porém, a principal preocupação não é com os ataques a humanos, que são baixos em comparação aos ataques de marimbondos, vespas nativas e abelhas.

Publicidade

O problema mesmo é o risco de que essas vespas gigantes ataquem abelhas, que são essenciais para o ecossistema, e não resistem às vespas gigantes. Um ataque das vespas pode matar uma colmeia de abelhas inteira em poucas horas.

PODE GOSTAR TAMBÉM