em

15 Dicas para prevenir roubos no carnaval

Aproveite todos os dias de festa na rua sem correr riscos desnecessários e nem perder nada
prevenir roubos no carnaval
Crédito: Wikimedia Commons

É só o ano começar para o carnaval chegar. É a hora de ir para a rua, aproveitar os bloquinhos, curtir os finais de semana de pré-carnaval e curtir bastante até a quarta-feira de cinzas. Para aproveitar a folia de verdade, é importante prevenir roubos no carnaval.

Nessas festas, haverá milhares de pessoas dividindo os mesmos espaços. As chances de incidentes, problemas ou crimes são grandes e isso pode atrapalhar os foliões e a festa tranquila e animada. Para que você, seus amigos e familiares possam aproveitar os próximos dias sem qualquer preocupação e em segurança, veja dicas simples e muito importantes para prevenir roubos no carnaval e evitar qualquer situação de risco.

Aqui você encontra:

Como ter um Carnaval inesquecível e sem problemas

como prevenir roubos no carnaval
Crédito: O Dia

1. Vá de transporte coletivo

As autoridades públicas aconselham que os foliões evitem usar carros particulares durante as festas de Carnaval. Além de criar um trânsito caótico no meio dos festejos, aumentam as chances de haver danos materiais ao veículo, como arrombamento, por exemplo. Se a opção for mesmo o carro, estacione-o em uma garagem privativa e fechada.

2. Evite caronas com estranhos

A não ser que a carona seja com amigos ou conhecidos, esqueça. Se vir um táxi já com passageiros, nem pense em compartilhar a corrida. Não há como saber se aquele veículo não está em posse de um criminoso.

3. Não curta o Carnaval sozinho

Além de não ser nada divertido pular Carnaval sozinho, é perigoso. Mantenha-se sempre junto a um grupo de amigos ou conhecidos. Tente não se afastar ou se perder de pessoas que possam lhe ajudar em alguma situação crítica. Mantenha documentos e outros pertences sempre junto e não se distraia.

4. Se for fazer selfie, cuidado

Todo mundo quer registrar a festa no bloco ou atrás do trio elétrico. O problema é que esse ato lhe deixa muito exposto a assaltantes e demais criminosos. Se for tirar uma foto, escolha um lugar próximo a agentes de segurança ou viaturas policiais. Não fique andando com o celular na mão depois. A postagem das fotos pode esperar um momento mais adequado.

5. Use acessórios e roupas adequadas

Adequado aqui significa seguro. Use roupas com bolsos internos, junto ao corpo. Há roupas íntimas com espaço para esconder pequenos objetos. Para prevenir roubos no carnaval, evite colares, pulseiras e relógios que possam chamar a atenção de criminosos. Pochetes e doleiras são ótimas pedidas nesses próximos dias.

6. Beba apenas do seu copo

Não aceite nada de estranhos, principalmente bebidas. Para quem já está um pouco bêbado, qualquer substância a mais pode ser fatal. Também não são raros os casos de mulheres que aceitam bebidas com substâncias como “boa noite, Cinderela”, tão conhecido por adormecer a vítima enquanto ela é rouba ou coisa pior. Seja consciente e opte pela autopreservação.

Veja também: Ideias de maquiagem para o carnaval

7. Cuidado com as compras com ambulantes

Primeiro, não compre com cartão de crédito ou débito. Segundo, ande com pouco dinheiro. Terceiro, confira se o ambulante é credenciado junto à Prefeitura de sua cidade. Vale muito mais ficar sem o produto do que ter seu cartão clonado ou qualquer coisa parecida.

8. Seja solidário, mas também cauteloso

Viu alguém passar mal no meio do bloco? Ajude, mas não ajude sozinho. Arraste todos os amigos e amigas do grupo com você se quiser ajudar alguém em alguma situação. Infelizmente é preciso sempre desconfiar para prevenir roubos no carnaval. Não caia em armadilhas.

9. Abrigue-se em caso de perigo

Situações extremas como um tiroteio, o que fazer? Se abrigar. Encontre um lugar seguro e fique até que o perigo passe. Segure a curiosidade e mantenha a calma. Não tente ver o que está acontecendo sem antes ter certeza que o risco acabou.

10. Se for furtado ou assaltado, faça um B.O.

A melhor atitude depois de ser vítima de furto ou assalto é fazer um Boletim de Ocorrência. Nem pense em ir atrás do criminoso ou entrar em contato de alguma forma. O assunto agora é com as autoridades competentes. Seja cuidadoso, pois sua vida vale mais que qualquer bem material.

11. Evite locais pouco movimentados

Na época de Carnaval, quando todos os foliões estão na rua, é difícil que uma das ruas ao entorno da festa esteja totalmente vazia. Essa dica também vale para o caso de você ir para casa sozinho, em uma rua deserta. Volte para casa na companhia de uma pessoa de confiança e não demore para entrar.

12. Não use bolsa

A dica de preferir levar uma pochete ou usar roupas com bolsos internos quer dizer que você deve deixar bolsa ou mochila em casa. Evite a bolsa mesmo que ela fique pendurada na parte da frente do seu corpo. Assim você se previne não só do assalto, mas da agressão que pode acontecer quando um ladrão tentar arrancar a bolsa de você.

13. Fique atento ao entorno

Ninguém fica se preocupando com o que está em volta quando a festa está boa, mas alguns cuidados são necessários. Evite se distrair por completo ou beber demais, em especial se não tiver amigos para lhe protegerem caso ocorra uma situação de risco.

Veja também: Fantasias para casal

14. Não fique mexendo em dinheiro

Leve o dinheiro trocado para não precisar ficar contando ou guardando troco na hora de comprar a bebida ou comida. Também é legal não guardar todo o dinheiro no mesmo lugar. Coloque um pouco na meia, um pouco em um bolso interno, outro pouco no sutiã. Essa dica é boa até mesmo para o caso de quando tirar dinheiro do bolso sem prestar atenção, não acabe deixando cair o restante e ficando sem nada.

15. Evite muita aglomeração

Da mesma forma que não é recomendado ficar sozinho em algum lugar, também não é bom ficar onde tem gente demais para prevenir roubos no carnaval. Essa é justamente uma das táticas dos ladrões que aproveitam o empurra-empurra para colocar a mão nos bolsos das pessoas sem que elas percebam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tirar mancha de espelho
Como tirar mancha de espelho
desodorante caseiro
Os 10 melhores desodorantes caseiros