em

Dicas para preservar carpete sempre limpo e bonito

Melhores dicas para preservar carpete sempre limpo e bonito
preservar carpete
Crédito: Freepik

Ter piso revestido com carpete é ótimo, especialmente no inverno e se você gosta de andar descalço pela casa. Esse tipo de revestimento está de volta às tendências e é a escolha de quem quer deixar o design de interiores mais sofisticado. Porém é necessário ter alguns cuidados especiais para preservar carpete e deixá-lo sempre limpo e gostoso de pisar. Veja quais são.

Como cuidar e preservar carpete?

Embora cheio de benefícios, o carpete também tem exigências para estar sempre limpo, em bom estado e durar por anos. O ponto negativo é que, diferente de qualquer tapete comum, não é possível retirá-lo do chão para lavar. Então os cuidados precisam ser ainda maiores.

1. Aspirar com bastante frequência

A melhor maneira de manter o carpete limpo é passando aspirador. Se você tem ou quer ter esse tipo de revestimento em casa, para preservar carpete esteja certo que vai necessitar ter um aspirador de pó sempre por perto.

Ele vai remover toda a poeira e a sujeira que vier da rua quando pessoas ficarem sobre ele com calçado. Pode passar todos os dias ou duas a três vezes por semana para evitar que a sujeira se acumule.

2. Remover manchas

É comum deixar cair substâncias que mancham no carpete. Por isso o jeito é ter os truques certos para removê-las e preservar carpete sempre limpo. Uma dica importante é evitar esfregar pano, escova ou esponja sobre o revestimento. A delicadeza é essencial.

Sempre que algo cair no carpete, procure limpar imediatamente, pois quanto mais seco ficar, mais difícil vai ser de remover. Então utilize primeiro um papel toalha ou um pano limpo para absorver o excesso da substância, líquida ou pastosa.

Depois, para remover o que já foi absorvido pelas fibras do carpete, utilize uma solução de água morna com detergente neutro, aplicando delicadamente sobre a mancha. Depois pode secar com secador de cabelo para evitar que fique mofo, caso não esteja pegando sol no local.

3. Tipos de produto para limpar

Os produtos a serem utilizados na limpeza para preservar carpete precisam ser bem suaves, como na dica anterior, o detergente neutro e a água morna. Tenha muito cuidado com produtos fortes e abrasivos, ou produtos com alvejante, pois podem desbotar, manchar e desgastar as fibras.

4. Proteger contra o peso dos móveis

Os móveis mais pesados que ficarem sobre o carpete podem deixar marcas que não vão mais sair. Então você vai ter que conviver com elas caso resolva trocar o móvel de lugar. Para evitar que isso aconteça, ou para reduzir a marca ao máximo, coloque protetores embaixo dos móveis. Normalmente um pano grosso ajuda muito.

5. Frequência para lavagem profunda

Para evitar que o piso fique encardido, pois isso também acontece com o carpete, é preciso fazer uma limpeza profunda de tempos em tempos. O período dessa limpeza vai variar entre a cada seis meses ou um ano, pois vai depender da quantidade de pessoas que andam sobre ele, se tem animais e crianças e outros fatores. Não espere que o carpete fique tão encardido, por mais de um ano, para fazer uma limpeza profunda.

Na hora dessa limpeza, a melhor forma é contratar uma empresa especializada que tenha as ferramentas e produtos ideais. Assim você garante um bom resultado, com uma limpeza realmente profunda, sem passar horas e horas de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos para aumentar a imunidade
Melhores alimentos para aumentar a imunidade
amigurumi
Dica de artesanato: como fazer amigurumi