presbiopia
Crédito: Freepik
em

Presbiopia: 90% dos brasileiros têm dificuldade de enxergar de perto

Estudo realizado pelo Ibope mostra que boa parte dos brasileiros não consegue enxergar bem de perto

Já aconteceu de você tentar ler alguma coisa e ter que se afastar um pouco para focar melhor? Saiba que isso pode ser a presbiopia, também conhecida como vista cansada. E acredite, é muito mais comum do que você imagina. Saiba mais sobre essa condição.

Presbiopia no Brasil

O Ministério da Saúde mostra que são em torno de 285 milhões de pessoas em todo o mundo que tem problemas de visão. Entre elas, até 80% dos casos poderiam ser evitados ou tratados, mas continuam sem esse cuidado. Já quando o assunto é Brasil, de acordo com o censo de 2010, eram 35 milhões de pessoas com dificuldade para enxergar.

De acordo com um estudo realizado atualmente pelo Ibope, em parceria com a empresa Alcon, quase 60% das pessoas no Brasil têm presbiopia. Já quando o assunto está relacionado à idade, o IBGE mostra que 90% das pessoas com idade entre 45 e 70 anos estão como problema. Essa porcentagem equivale à quantidade de 38 milhões de brasileiros!

Ou seja, a quantidade atual de pessoas que sofrem com presbiopia é maior do que a quantidade de brasileiros com algum problema de visão, de nove anos atrás. Em outras palavras, já passou da hora de entender e conhecer um pouco mais sobre essa condição que acaba passando sem tratamento para muitas pessoas.

Veja também: aplicativo para detectar problemas de visão é eficaz e fácil de usar

O que é presbiopia

O Ministério também mostra que a vista cansada atinge normalmente pessoas acima dos seus 40 anos, mas pode ser depois. Porém, uma coisa é certa: todos terão em algum momento. Isso porque ela faz parte do envelhecimento natural do ser humano, porém pode ser acelerada com algumas atitudes.

Primeiro de tudo, entenda que ela “ocorre pela perda progressiva da capacidade de acomodação do cristalino do olho, levando à perda progressiva da visão para perto, mesmo que a pessoa já enxergue bem (ou não) para longe”. Ou seja, ocorre independente de outras doenças oculares e é causada principalmente pelo envelhecimento.

Funciona da seguinte forma: para enxergar de longe, o músculo fica relaxado e, para ver de perto, ele se contrai. À medida em que o tempo passa, como acontece em todo o corpo, o músculo passa a não trabalhar adequadamente. Somando isso a um maior enrijecimento do cristalino, a visão fica prejudicada, causando a famosa vista cansada.

Porém, há um detalhe interessante que deve ser citado. O uso constante de celulares, computadores e outras telas está acelerando o processo de envelhecimento da visão. Assim, sempre que for possível, dê uma pausa das telas e procure manter seu olhar em um ponto mais distante. Assim, você ajuda seus olhos a ficarem saudáveis por mais tempo.

gravidez ectópica

Gravidez ectópica: lei quer obrigar médicos a reimplantar embrião

risoto de bacalhau

Receitas de risoto de bacalhau: um prato principal perfeito