preparar carne
Créditos: Pixabay
em

Como preparar carne saborosa sem cometer erros

Aprenda os cuidados para limpar, cortar e preparar carnes mais macias e suculentas.

Se você é uma daquelas pessoas que adora comer carne de todos os tipos, precisa saber como prepará-las. Isso é importante não só para obter o melhor sabor desses alimentos, mas também porque cada tipo deve ser preparado de um jeito específico. Preparar carne não tem nenhum mistério, desde que você tome alguns cuidados.

Por exemplo, não se deve nunca lavar a carne, principalmente a de frango e de peixe. Isso porque ao entrarem em contato com a água, proliferam bactérias que ficarão na sua pia e em arredores. Porém, quando as cozinhamos, matamos essas bactérias devido à alta temperatura.

Dicas para preparar carne

A forma como você vai fazer um determinado pedaço de carne bovina não é a mesma utilizada para um filé de peixe, por exemplo. Por isso, acima de tudo, é preciso conhecer o tipo de carne que você quer preparar. Isso vai determinar qual o melhor procedimento de preparo, como limpar, se é preciso retirar a gordura, entre outros processos importantes. Veja abaixo como preparar cada tipo.

Carne de boi

Para limpar, tire sempre o excesso de gordura utilizando uma faca bem afiada e sem serra. Faça cortes superficiais apenas para tirar a camada fina de gordura. Depois de cozinhar (estilo ensopado), deixe esfriar e coloque na geladeira. A gordura enrijece e vai para a superfície. Retire-a com uma colher e descarte.

Carne de frango

Para limpar o frango, a primeira coisa que se deve fazer é retirar o osso principal, a espinha do frango. Com as costas do frango para cima, faça um corte vertical em cada um dos lados do osso a atravesse o corpo inteiro. Descarte a parte cortada e limpe o interior do frango.

Carne de peixe

Depois de descamar o peixe, faça um corte transversal ao corpo do peixe e retire a cabeça e as barbatanas. Em seguida, faça um corte longitudinal na barriga do peixe, atravessando o corpo todo. Retire as vísceras.

Carne de porco

Muitas pessoas não consomem a carne suína com medo de contrair doenças. No entanto, a carne de porco possui até 10 vezes mais nutrientes que a bovina. Além do mais, há cortes específicos que são muito saborosos. A questão é saber como prepará-los. Veja abaixo algumas dicas especiais.

  • Opte por partes com menos gordura;
  • Certifique-se de que a empresa da qual comprou possui selo de inspeção do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura;
  • Tenha certeza de que está dentro do prazo de validade;
  • Utilize limão e vinagre para matar germes;
  • Deve se cozida numa temperatura mínima de 76 graus Celsius;
  • Jamais sirva crua.

Para preparar carne suculenta e macia

O preparo de todos os tipos de carne inclui se preocupar com sua maciez e com sua suculência. Nesse sentido, é importante definir se você quer assar, cozinhar, grelhar ou mesmo fritar a carne. Independente da maneira que escolher fazer esse alimento, confira algumas dicas para deixar suas carnes mais macias e suculentas.

  • Corte carnes bovinas na direção contrária das fibras, assim ficam mais macias;
  • Selecione carnes com menos gorduras, músculos e nervuras;
  • Opte por pedaços de carne menores, caso queira assá-los. Dessa forma a carne é assada de forma mais equilibrada, evitando que a camada exterior resseque e que a interior fique crua demais;
  • Quando for assar a carne, envolva-a com um papel alumínio e a posicione com a gordura virada para baixo. Além de a carne ficar mais saborosa, também fica mais macia;
  • Antes de assar a carne, ponha uma forma com água dentro do forno;
  • Compre amaciantes prontos para carne no mercado;
  • Deixe a carne de molho no tempero, misturado com um pouco de suco de abacaxi e mamão, pois ajuda a manter a carne macia depois de cozida;
  • Para fritar, utilize a carne em temperatura ambiente, e frite-a em óleo já quente.
  • Quando fritar, não perfure a carne com o garfo, pois isso faz com que ela resseque mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
frutas desidratadas

Conheça os benefícios e nutrientes das frutas desidratadas

cortar carne

Como cortar carne corretamente e sem sofrimentos