Crédito: Freepik

Por que minha pupila está sempre dilatada?

Veja quando essa condições indica algum risco à saúde e quando é normal

Publicidade

A pupila é a parte preta bem no centro dos olhos. Ela é responsável por controlar a entrada de luz e garantir a nitidez e a qualidade da visão. Quando ela está dilatada, fica maior do que o normal. Existem certas situações em que é normal as pupilas se dilatarem, e outras em que esse é um sintoma preocupante.

Situações normais de dilatação das pupilas

As pupilas ficam dilatadas em várias situações, muitas delas naturais do corpo humano e outras como resposta de alguma substância.

Quando você está tentando enxergar no escuro

Essa é a reação natural das pupilas quando há pouca entrada de luz pelos olhos. No ambiente escuro ou com pouca luz, elas dilatam para permitir enxergar o máximo possível.

Situações que causam dor

As pupilas também ficam dilatadas quando o corpo sente dor. Quanto mais forte a dor, maior a dilatação das pupilas.

Publicidade

Estresse

Quando está passando por um momento de estresse elevado, muita tensão, medo ou quando leva um choque, por exemplo, as pupilas se dilatam durante alguns minutos até a tensão aliviar.

Uso de colírios

Quando você vai ao oftalmologista fazer exames, ele aplica nos olhos um colírio que tem a função específica de dilatar as pupilas para que o médico consiga enxergar melhor o fundo dos seus olhos.

Menor oxigenação no cérebro

Quando o cérebro está recebendo menos oxigênio do que o normal, um dos sintomas é a dilatação das pupilas. Pode ocorrer em um acidente, afogamento, envenenamento, certas doenças, entre outros motivos.

Quando está com atração sexual por alguém

Uma pessoa quando se sente atraída por outra libera uma diversidade de hormônios que modificam várias coisas no corpo. Uma delas é a dilatação das pupilas. O mesmo ocorre durante o ato sexual.

Publicidade

Quando se faz uso de drogas como LSD ou ecstasy

Essas drogas psicoativas provocam alterações psicológicas que levam a várias alterações físicas, como sensação de calor, sensibilidade ao toque e mudanças na visão, permitindo enxergar as coisas ao redor de forma diferente, conforme o tipo de droga e a quantidade ingerida.

Esforço para se concentrar

Quando uma pessoa está muito concentrado em uma tarefa, ou precisando se esforçar para chegar a um raciocínio, ela precisa de muito foco e, por isso, as pupilas dilatam. Elas voltam ao normal assim que a atenção muda e o foco diminui.

Quando as pupilas dilatadas são um problema?

A dilatação normal das pupilas é passageira. Quando a dilatação permanece, não reagindo a estímulos, essa condição é chamada de midríase paralítica, e pode acontecer em um ou nos dois olhos. Os riscos são de:

Publicidade
  • Traumatismo craniano;
  • Aneurisma;
  • Tumor;
  • Derrame.

O que fazer?

Se notar que suas pupilas permanecem dilatadas por horas ou dias, ou se a dilatação for de tamanho diferente em cada olho, é melhor ir ao médico para saber o motivo, pois não está normal. Pode ir ao médico clínico geral ou direto a um oftalmologista ou neurologista.

Quando uma pessoa sofre um acidente, por exemplo, uma das primeiras coisas que o médico faz é pegar uma lanterninha e olhar nos olhos do paciente. Isso serve justamente para ver se as pupilas estão dilatas e se reagem ao estímulo da luz.

Se ambas as pupilas estiverem do mesmo tamanho (ainda que dilatadas) e se reagirem à luz, o paciente está bem. Agora, se não houver reação das pupilas ou se uma estiver com tamanho diferente da outra, pode ser um sinal de um dos problemas cerebrais mencionados acima, mesmo que o paciente não tenha outros sintomas.

Publicidade

Veja também: Doenças com sintomas nos olhos

PODE GOSTAR TAMBÉM