Menu

Ponto cruz para iniciantes: passo a passo para as primeiras peças

Veja quais materiais vai precisar, como fazer cada etapa e modelos de gráficos simples para começar.

Crédito: Freepik

Publicidade

Quem gosta de artes manuais certamente já ouviu falar no ponto cruz. É uma técnica de bordado bem antiga, em que cada pontinho feito para formar um desenho é em forma de cruz. A técnica é bem fácil de realizar, mesmo para os bordados mais elaborados. Mas é claro que se você nunca fez, é bom começar pelos desenhos de ponto cruz para iniciantes até pegar o jeito.

Nesse artigo você vai ver qual é o material necessário para começar seu bordado, vai ver como se faz no passo a passo com imagens e vídeo e também vai poder salvar lindos gráficos de ponto cruz para iniciantes. Com paciência, logo estará no nível avançado.

Material necessário para começar

Assim como para iniciar qualquer tipo de artesanato, existe uma lista de materiais básicos que você vai precisar investir. Mas não é nada muito caro, não se preocupe. Apenas procure uma loja que tenha bastante variedade e marcas de qualidade para que o resultado do seu bordado fique perfeito. Veja o que vai precisar:

1. Meadas

Crédito: Wagner Reis

As meadas são as linhas que você vai usar no seu ponto cruz para iniciantes. São linhas bem macias e finas, vendidas em diversas cores. Então você vai comprar as cores de acordo com o desenho que escolher fazer. Essas linhas são próprias para o tecido usado no ponto cruz.

Publicidade

2. Agulhas

Crédito: Wagner Reis

Existe agulhas próprias para ponto cruz, que não possuem aquela pontinha curvada como as de tricô ou crochê. São agulhas pequenas, pois os buraquinhos do tecido são pequenos e assim fica mais fácil de bordar. Mas assim como as agulhas de outros tipos de bordado, as de ponto cruz são compradas por tamanho.

Para iniciantes, um bom tamanho é a agulha número 24, que é mais grossa. Com o tempo você vai testando outras para escolher a que preferir.

3. Tecidos

Crédito: Wagner Reis

Não existe apenas um tipo de tecido para bordar ponto cruz. Mas o mais comum de todos é o étamine. Ele é cheio de furinhos por onde vão passar os pontinhos em forma de cruz. É um ótimo tecido de ponto cruz para iniciantes.

A dica é comprar um pedaço grande para ir treinando pequenos desenhos antes de fazer um bordado para valer.

Publicidade

Depois que tiver mais prática vai poder fazer o ponto cruz em toalhas, tecidos de linho ou de cânhamo, que possuem furinhos bem menores.

4. Tesouras

Crédito: Wagner Reis

Para cortar as linhas você vai precisar de tesouras. Elas devem ser pequenas para que você consiga cortar a linha bem rente ao arremate quando terminar cada etapa do bordado e precisar mudar de cor. Pode comprar uma que seja um pouquinho maior para cortar o étamine também.

5. Canetinhas hidrocor

Crédito: Wagner Reis

As canetinhas hidrocor são aquelas que saem na lavagem, então são ideais para você fazer a marcação dos pontos no tecido antes de começar a bordar. Depois de um tempo pode ser que não precise mais delas, porém no ponto cruz para iniciantes vai ser bem útil para não se perder.

Publicidade

6. Bastidor de madeira

Crédito: Wagner Reis

O bastidor é aquele círculo em madeira onde você encaixa o tecido para facilitar na hora de bordar. Ele também serve como moldura para desenhos que você pode pendurar na parede.

7. Caixinha organizadora

Crédito: Wagner Reis

Você vai precisar de um lugar para guardar todo o seu material de ponto cruz. Na loja onde comprar os materiais também vai ter caixinhas organizadoras específicas para isso. Não é uma obrigação comprar, caso você tenha uma outra caixa em casa, mas elas já vêm com divisórias para guardar cada item, o que agiliza bastante na hora de bordar.

8. Revistas

Crédito: Wagner Reis

Por mais que você encontre muitos gráficos de desenhos na internet, assim como vai ver nesse artigo, nem sempre você tem como imprimir ou não quer ficar bordando na frente do computador. Então comprar revistas é uma boa solução para ver o desenho bem de pertinho. Nas lojas de artesanato há vária opções.

Publicidade

Como fazer: passo a passo

Agora que já sabe quais são todos os itens que vai precisar no ponto cruz para iniciantes, chegou a hora de apender a fazer. Quanto mais você pesquisar e praticar, vai descobrir truques que facilitam o processo. Mas comece pelo básico. Veja o passo a passo resumido abaixo e depois acompanhe os detalhes no vídeo.

1. Prepare a linha e a agulha

Crédito: Consul

O primeiro passo é retirar um pedaço de fio da meada, cortar, separar e colocar na agulha. Uma meada é formada por 6 fios bem finos. Você irá puxar apenas um deles até o tamanho necessário e depois cortar. Então vai dobrar o fio para juntar as duas pontas e passá-las pelo buraco da agulha. Não faça um nó. As pontas ficam soltas mesmo.

2. Prepare o tecido

Crédito: Consul

O preparo do tecido consiste em cortar um pedaço de étamine que seja um pouco maior do que o bastidor. Encontre o meio do gráfico (do desenho) e o meio do tecido, para que seu bordado fique centralizado. Você vai fazer isso dobrando o tecido ao meio duas vezes, uma em cada direção. Depois marque o centro para não se perder e prenda o tecido no bastidor.

Publicidade

3. Início do bordado

Crédito: Consul
Crédito: Consul

Com a linha na agulha e o tecido preparado, é só começar os seus pontos. Você irá prender a linha no tecido, depois vai fazer uma carreira de ida e outra de volta, formando vários “x”. O comprimento de cada carreira vai depender do desenho que escolher. Mas a lógica é sempre a mesma.

Agora confira todos os passos no vídeo abaixo, com mais detalhes, e depois salve os gráficos fáceis para começar a fazer.

Gráficos fáceis para iniciantes

Agora você já conhece quais são os materiais básicos para o ponto cruz para iniciantes, também já sabe como deve começar, preparando linha e agulha, tecido e fazer os primeiros pontos. Veja a seguir 5 modelo de gráficos de ponto cruz bem fáceis para começar e depois confira dicas muito importantes sobre a execução do ponto cruz para entender mais detalhes.

Publicidade

1. Gráfico de bichinhos

Você pode escolher entre o pinguim, o urso ou o sapo. Todos são bem fáceis, com poucas cores e poucos pontos.

Crédito: Wagner Reis

2. Gráfico de flores

Esses modelos de flores são perfeitas para você colocar em toalhas de louça ou de mesa. Pode bordar no étamine e costurar na barra da toalha depois. Também são muito simples de fazer.

Crédito: Delta Bordados

3. Gráfico de flor e folhas

Outro modelo de flor é essa roxinha, que leva só 3 cores de meada e os pontos são bem simples.

Publicidade
Crédito: Delta Bordados

4. Gráfico de joaninha

Você pode fazer só a joaninha ou colocá-la entre as flores. Como leva poucas cores, também é um desenho simples, mas já é um passo mais avançado do que a flor do gráfico anterior.

Crédito: Delta Bordados

5. Gráfico de picolé

São 4 modelos para você treinar diferentes maneiras de fazer as carreiras. Treine um de cada vez para perceber as diferenças.

Crédito: Wagner Reis

Dicas para iniciantes

Uma dica essencial depois de ter visto os gráficos é aprender a interpretá-los. Como você percebeu nos desenhos, cada quadradinho tem um símbolo que indica um tipo de ponto para fazer. Então, confira no vídeo abaixo como interpretar os gráficos:

Publicidade

Outra dica é sobre o arremate e o acabamento perfeito. Se você não tomar cuidado com o que estiver fazendo, vai perceber que a parte de trás do seu bordado será um verdadeiro caos. Essa parte não vai aparecer, mas fica muito mais bonito quando você deixa ela bem organizada.

Veja também: 7 Tipos de bordado à mão para se inspirar a começar

Leave a Reply

Sair da versão mobile