Veja aqui quais os tipos de plástico são tóxicos à sua saúde

Usados em diversas embalagens, eles podem representar um perigo à sua saúde

Publicidade

Nos dias de hoje o uso do plástico está presente em todos os países, ricos ou pobres, independente da cultura. Este material foi desenvolvido pela primeira vez no começo do século XX e de lá para cá se tornou a opção número 1 em termos de embalagens, não apenas de objetos em geral, mas também de comidas e bebidas.

Existem diversos tipos de plástico e alguns deles podem ser prejudiciais à saúde. Conheça aqui os tipos de plástico que deve evitar para proteger a sua saúde e a da sua família.

Alguns tipos de plástico podem liberar compostos tóxicos aos seres humanos

O plástico é elaborado a partir de resinas derivadas do petróleo. São diversos tipos com propriedades diferentes e que também apresentam maior ou menor risco de prejudicar a saúde com seu uso a longo prazo. Portanto, quando for comprar uma embalagem de plástico, deve sempre observar a sigla que vem escrita no fundo da embalagem; lá estará descrito o tipo de material utilizado e assim estará alerta se deve comprar ou não.

Um dos maiores riscos se refere ao bisfenol-A (BPA), composto químico que funciona como um disruptor endócrino, ou seja, interfere no funcionamento das glândulas do corpo humano e na regulação dos hormônios, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como hiperatividade, puberdade precoce, infertilidade, obesidade, diabetes e câncer da mama.

Publicidade

No fundo das embalagens também verá um número escrito, não compre embalagens que contenham o número 3 ou 7, pois indicam que contém BPA na sua composição.

Lista dos principais tipos de plástico e possíveis riscos à saúde:

Tipos de plástico que fazem mal a saúde

1. PET

O plástico PET pode eventualmente libertar metais pesados, sendo que seu uso intenso aumenta o risco de liberação de compostos tóxicos. Utilizado principalmente em frascos de refrigerantes, produtos farmacêuticos e produtos de limpeza.

2. HDP ou HDPE

Este é o plástico com menor risco de contaminação, pois não liberam nenhum composto tóxico. O HDPE é considerado uma das embalagens mais seguras.

3. PVC

Perigoso, deve ser evitado principalmente em embalagens de alimentos e bebidas pois libera substâncias tóxicas que afetam a produção e regulação de hormônios do corpo.

Publicidade

4. PP

Muito resistente ao calor, é muito utilizado nas embalagens de iogurte, sendo semitransparente ou branco. Não há riscos na sua utilização descobertos até os dias de hoje.

5. PS

Já foi provado que pode liberar agentes cancerígenos e ainda assim é comumente usado na produção de copos e talheres descartáveis. Nunca utilize esses utensílios se estiverem quebrados ou rachados e não utilize produtos químicos, como detergente, para lavá-los.

6. PC

Contém o perigoso bisfenol A (BPA), reconhecido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia como um composto capaz de afetar a regulação hormonal.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM