em

10 Plantas ornamentais para ter em casa

Conheça as espécies e saiba como cultivá-las, seja no interior ou no exterior
plantas ornamentais para ter em casa
Crédito: Unsplash

A utilização de plantas ornamentais em casa é um hábito muito antigo, que vem desde as gerações primordiais, sendo retratadas em pinturas desde a civilização Minoica. A primeira planta ornamental registrada foi o lírio branco ou lírio da paz, delicada e muito adaptada a interiores.

Plantas ornamentais são aquelas que são cultivadas apenas com a finalidade de enfeitar o ambiente, não trazendo outros benefícios senão os estéticos, a princípio. Elas produzem normalmente somente as flores e folhagens, desde as mais comuns até as mais exóticas, adaptando-se aos mais diversos gostos paisagísticos.

São muitas as variedades, desde as menores e de sombra até espécies muito desenvolvidas, de se plantar no jardim. Conheça algumas delas!

Plantas ornamentais para jardim

Para o jardim, as plantas devem ser de sol pleno ou meia sombra, em geral. Elas devem se adequar ao solo e à quantidade de água que você quer fornecer. O mais importante é que elas se adaptem ao seu estilo de decoração e manutenção.

1. Helicônias

plantas ornamentais helicônia

Para começar a lista, claro que tinha que estar a brasileiríssima helicônia, uma planta ornamental tropical que traz ao ambiente um clima mais descontraído e exótico.

Ela deve ser cultivada em sol pleno e com bastante espaço, a depender do tipo de helicônia que comprar, pois algumas podem ficar mais altas do que você. Elas dão flores em hastes ou cachos, muito coloridas e resistentes. Podem ser mantidas no pé ou colhidas para enfeitar também sua casa, podendo durar até mesmo uma semana em vaso.

2. Dracena de Madagascar

plantas ornamentais dracena

A dracena de madagascar se destaca pela sua coloração e facilidade de cultivo. Além disso, ela pode ser utilizada em jardins de sol pleno ou meia sombra e até em interiores, caso ela esteja junto a uma boa fonte de iluminação.

Ela apresenta crescimento moderado em vasos, mas pode chegar a 5 metros se plantada no chão. Além disso, seus caules podem ser tutorados, ou seja, dá para fazer formatos com arame, como se faz no bambu.

3. Coração Roxo

plantas ornamentais coração roxo

Suculenta muito resistente, ela tem a coloração em tons de roxo bem escuro, com floração delicada e simples, em tons de lilás. Gosta de meia sombra ou sol pleno e solo bem adubado. Sua rega deve ser semanal ou sempre que o solo estiver seco. O excesso de água pode apodrecer a planta, então cuidado.

Ela pode ser utilizada em vasos, como planta pendente ou no jardim como forração, fazendo um lindo contraste com o verde dominante.

4. Cinerária

plantas ornamentais cinerária

Para quem ama flores exóticas, essa é a escolha ideal. Tendo um amplo leque de cores vivas, ela serve para se utilizar em jardineiras ou para compor a paisagem com cores diversas. Sua folhagem é vistosa e aveludada, dando um buquê de flores radiantes, bastando para isso estarem expostas ao sol pleno, com rega regular.

Use em bordaduras, jardineiras, maciços e outras composições que sua imaginação desejar, aproveite que ela é de fácil cultivo e bastante flexível.

5. Cicadácea

A cicadácea ou somente cyca, é uma palmeira que não cresce muito e tem a folhagem muito interessante, nascendo de forma de hélice, uma vez ao ano.

Ela deve ser cultivada em sol pleno, com regas semanais e podada anualmente, para formar o desenho desejado. Pode ser uma poda comum, tirando apenas as folhas da base, que formará um tronco em forma de cone inicialmente, evoluindo para um comum, ou podas diferenciadas, como a da foto acima.

Plantas ornamentais para interiores

Nnão apenas o jardim merece receber todas essas cores e texturas! Que tal investir em algumas plantas para dentro de casa?

1. Cacto Macarrão

Podendo ser cultivado em vasos suspensos, dentro de casa, o cacto macarrão é originário da floresta amazônica e costumava ficar sob a sombra de densas árvores.

Por ser uma suculenta, não precisa de muita água, bastando ficar próxima a uma janela ou outra fonte de luz indireta. Ela produz lindos cachos compridos, que se assemelham a fios de macarrão caindo, de onde vem seu nome.

2. Bambu mossô

Originário da China, é uma planta ornamental versátil, já que se adapta bem em meia sombra no exterior ou em locais iluminados dentro de casa. Ele dá uma toque mais oriental, minimalista e sofisticado na casa, preferindo solos com boa drenagem e rico em nutrientes.

A manutenção é simples, bastando regar semanalmente, podendo fazer tutoria nos galhos, o que pode levar a planta a se tornar uma obra de arte!

3. Ráfia

E não se poderia deixar de fora a queridinha das palmeiras de interior, a ráfia. Bastante resistente e adequada ao cultivo apenas com luz indireta, sem estar exposta ao sol, ela é perfeita para quem não tem tempo ou prática de cultivo.

Com rega semanal, ela pede um solo rico em nutrientes e baixa exposição a luz, nunca devendo bater o sol diretamente nas folhas, pois irá queimá-las. Seu crescimento é muito lento, mas no seu auge, se não for podada, pode ficar com 2 a 4 metros de altura, compondo ambiente interessantes.

4. Orquídeas

Existem centenas de tipos e orquídeas, porém algumas são de fácil cultivo e adequadas para interiores.

Originalmente, elas ficavam em uma relação inquilina com árvores hospedeiras, sendo cultivada facilmente dessa forma em casa. Porém, o mais comum é encontrar orquídeas cultivadas em casa, em vasos com substrato pobre em nutrientes e alta drenagem, como cascas de árvore e carvão.

5. Suculentas diversas

As suculentas em geral são fáceis de cuidar e podem ser cultivadas em casa, desde que fiquem expostas à luz ao menos 4 horas por dia. Então, um lindo conjunto de suculentas junto à janela vai deixar seu dia mais leve e colorido, podendo ser das mais variadas formas.

Com rega semanal e adubagem anual, elas são muito fáceis de cultivar, podendo ter os mais variados portes e cores.

Então, já se animou para colorir seu ambiente com plantas ornamentais? Diga nos comentários qual foi a sua favorita!

Crédito das imagens: PlantaOrnamental.com

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
leite de rosas clareia a pele
Leite de Rosas clareia a pele, sim ou não?
receitas de molho branco caseiro
Como fazer molho branco? Confira 9 receitas simples e rápidas