melhores plantas para jardim vertical
Crédito: Freepik
em

10 das melhores plantas para jardins verticais + dicas de como montar

Pensando em montar um jardim vertical na sua casa? Saiba escolher plantas de sol e sombra, e veja um tutorial para fazer a estrutura

O jardim vertical é composto por uma estrutura que se coloca na parede para encaixar as plantas e criar um painel vivo decorativo. A estrutura precisa ser feita com todos os materiais necessários para manter as plantas saudáveis e firmes, e também é importante escolher as espécies de acordo com o visual que pretende obter e o clima que vai oferecer a elas.

Plantas para fazer o seu jardim vertical

Antes de comprar as plantas que vão compor o seu jardim vertical, observe como é a insolação na parede onde vai ficar o jardim. As espécies devem ser escolhidas de acordo com a incidência de sol que vão pegar. Além disso, as plantas mais interessantes para preencher todo o painel e deixá-lo invisível são as pendentes e mais volumosas. Veja algumas ótimas opções.

1. Dólar (Plectranthus verticillatus)

Essa planta é ideal para colocar no seu jardim vertical com sol pleno, pegando luz direta o dia todo. Ela tem folhas firmes, verdinhas e recortadas, e dá flores brancas bem pequenas.

2. Tostão (Callisia repens)

De folhas miudinhas, essa planta cresce rápido e fica volumosa. O interessante é que você pode deixá-la no sol pleno, que ela vai ficar mais compacta, como também na sombra, que vai ficar mais esticada.

3. Véu-de-noiva (Gibasis pellucida)

Se o seu jardim vertical ficar na sombra, em um ambiente mais úmido, pode investir nessa plantinha de folhas verde-escuras e flores branquinhas bem delicadas.

4. Jiboia (Epipremnum aureum)

Essa planta linda também vai ficar ótima no seu jardim de sombra, até mesmo na parte interna com ar-condicionado, com suas folhas de verde brilhante, mais claro, e de crescimento rápido. Ela é uma trepadeira, então se ela encontrar alguma parede ou pilar para subir, fique de olho e faça podas de condução.

5. Filodendro-cordato (Philodendron cordatum)

Essa planta tem folhas em formato de coração que vão ficar lindas no seu jardim vertical. Essa planta vai bem na luz difusa, ou seja, com muita luminosidade, mas sem pegar sol direto sobre as folhas.

6. Filodendro-Brasil (Philodendron hederaceum “Brasil”)

O mais interessante desse cultivar de filodendro é que suas folhas são variegatas, ou sejam com duas cores de verde, deixando o seu jardim vertical com mais profundidade e variação de cores.

7. Singônio (Syngonium angustatum)

Essa é mais uma planta legal para dar uma variada nas cores do seu jardim vertical de sombra. As folhas têm um formato mais alongado, bem interessante, e uma mescla de verde mais escuro com nervuras quase brancas.

8. Hera (Hedera canariensis)

A hera é uma planta linda, de folhas recortadas e você encontra em diferentes tons. Algumas são totalmente verdes, outras são mescladas e outras bem prateadas clarinhas. Todas são lindas e rústicas, ocupam bastante o espaço do jardim e podem ficar tanto na meia sombra quanto na sombra.

9. Renda portuguesa (Davallia fejeensis)

O nome popular dessa planta é fácil de entender ao olhar para suas belas e delicadas folhas longas e finas, com muitos recortes semelhantes a uma renda. Essa é uma boa planta para deixar em local com muita luminosidade, mas sem sol direto e com pouco ou nada de vento.

10. Aspargo-pluma (Aspargus densiflorus ”Myersii”)

Essa linda planta de folhagens tipo pinheirinhos é boa para um jardim vertical onde bate sol e vento, inclusive em regiões de praia.

Como fazer a estrutura do jardim vertical?

Tudo bem, agora você já tem ideia de quais são as melhores plantas para compor o seu jardim vertical. Mas, também precisa saber como montar a estrutura na parede, levando em conta a umidade e o peso que as plantas vão fazer. Então, confira no tutorial abaixo algumas ideias e um passo a passo bem legal:

Crédito das imagens: Minhas Plantas

Bruno Gagliasso sobre desconstrução do racismo

“A gente aprendeu muita coisa errada”: Bruno Gagliasso fala sobre desconstrução do racismo

caminho de mesa artesanal de natal

Como fazer caminho de mesa natalino: 5 tipos de artesanato