Menu

10 Plantas fedorentas com aparência exótica

Elas são bonitas e diferentes, mas se encontrar com alguma delas, tranque a respiração

Crédito: Pixabay

Publicidade

Assim como existem as flores cheirosas que dá gosto de ter em casa para perfumar os ambientes e trazer bem-estar, existem espécies que são o oposto: exalam um cheiro tão desagradável que ninguém quer chegar muito perto.

1. Aristolochia gigantea

Essa é uma planta nativa do Brasil, também conhecida como Erva-de-Urubu, Mil-Homens, Mata-Porco e Papo-de-Peru. Ela exala um cheiro de fezes para atrair as moscas e outros insetos que são seus polinizadores.

2. Stapelia Gigantea

Essa planta é nativa do leste da África e seus nomes populares são Flor-estrela, Estrela do mar africana, Flor carniça e Planta sapo. Ela exala um cheiro semelhante ao da carne podre para atrair os insetos polinizadores. É bem grande e pode ser encontrada em diferentes cores, como bege, amarelo e vermelho.

3. Jack in the Pulpit

De origem europeia, essa planta é conhecida como Arum Maculatum, Arum Selvagem e Snakeshead. Assim como a primeira dessa lista, o cheiro que ela exala é parecido com de fezes, pelo mesmo motivo de atrair polinizadores. Para não prejudicá-la, é melhor não ficar perto, pois ela tem alergia a seres humanos.

Publicidade

4. Dead Horse Arum Lily

O nome científico dessa planta é Helicodiceros muscivorus, e ela surge naturalmente na Córsega e nas Ilhas Baleares, na Europa. O odor que ela exala é de carne podre, considerado um dos piores do mundo, e o motivo é sempre o mesmo: atrair insetos para polinização.

5. Bulbophyllum Phalaenopsis

Essa é uma orquídea que, diferente da maioria, exala cheiro de podre, e mesmo assim é uma das mais cultivadas por causa da sua aparência exótica. Ela é nativa da Nova guiné.

6. Titan Arum

Essa flor é mais popular na internet, chamada de flor-cadáver. É nativa das florestas da Indonésia e leva anos para florir, por isso costuma atrair muitos visitantes nos locais que as cultivam, ainda que seja difícil ficar perto dela.

7. Rafflesia Arnoldii

Nativa da Indonésia, essa é a maior flor individual do mundo e exala um terrível odor de corpo em decomposição, embora seja muito bonita. Ela é uma flor parasita, que não possui folhas, caules nem raízes.

Publicidade

8. Hydnora Africana

Nativa da África, essa planta exala cheiro de fezes para atrair seus polinizadores. Esse cheiro sai da parte esponjosa da planta, em suas pétalas. Ela produz um fruto que cresce debaixo da terra e leva cerca de dois anos para ficar maduro.

9. Dracunculus Vulgaris (Serpentária)

Essa planta tem uma aparência bastante interessante e exótica. Ela exala um cheiro de podre e é venenosa, mas mesmo assim é cultivada como planta medicinal e possui tubérculos comestíveis. Ela é nativa da Península Balcânica e sudeste da Europa.

10. Western Skunk Cabbage

Nativa da costa norte-americana, essa planta vive em regiões alagadas e pântanos. Quando começa a florescer, o cheiro que ela exala é terrível, e fica assim por muito tempo para que consiga atrair seus polinizadores.

Publicidade

Crédito das imagens: Worder Lists

Sair da versão mobile