quais plantas são difíceis de cuidar
Crédito: Freepik
em

Top 4 plantas difíceis de cuidar

Elas são difíceis quando você não presta atenção nas necessidades delas. Mas essas dicas vão ajudar a dominar as plantinhas

As plantas precisam ser cuidadas com carinho, no ambiente adequado para suas necessidades. Quando você aprende do que a sua planta gosta, fica fácil cuidar dela. Mas, como algumas plantas são um pouco mais exigentes, são consideradas difíceis de cuidar. Veja alguns exemplos e não tenha medo de cultivá-las, pois é fazendo testes que se aprende.

1. Samambaias

Crédito: Smart Garden

Se você já aprendeu a cuidar das samambaias desde quando via sua vó cuidando, e nunca teve problemas, sorte a sua. Mas, se não souber quais são as necessidades específicas desse grupo de plantas, vai sentir frustração ao vê-las ficando queimadas e feias, pois achará bem difícil de cuidar.

Existem diversas variedades de samambaias, pois elas estão entre as plantas mais antigas do mundo. Entre os tipos mais comuns de cultivar em casa, alguns cuidados são importantes: sempre manter a umidade do substrato, borrifar água nas folhas todas as manhãs, evitar locais com corrente de vento e não deixar a planta pegar sol direto.

2. Ficus lyrata

Crédito: Freepik

Essa é outra planta que precisa de alguns cuidados específicos, pois ela precisou sofrer adaptações para ser cultivada dentro de casa. A ficus lyrata é, na verdade, uma árvore de grande porte que pode atingir 15 metros na natureza.

Para dentro de casa, o ideal é cultivar a ficus bambino, que fica com uns 3 metros, mais ou menos. A planta precisa de um teto bem alto, sol algumas horas do dia, e precisa ir acostumando ela com o sol dia após dia, caso tenha vindo de uma estufa.

A rega deve ser cuidadosa para manter o solo sempre úmido, mas sem ficar encharcado. A adubação pode ser feita uma vez ao mês, com adubo líquido borrifado nas folhas, já que são bem grandes.

Mais um cuidado para ter atenção é com a troca de vaso. Por ser uma árvore, acostumada a ficar no solo, não é bom trocá-la de vaso. Se ela estiver em um vaso muito pequeno quando você comprar, escolha um vaso grande para ela crescer sem precisar de um novo transplante.

3. Cróton

Crédito: Freepik

Depois que você aprende a cuidar da cróton, percebe que não é tão complicado assim. Mas, se não conhecer as necessidades dela, não terá sucesso. Então, preste atenção nos seguintes cuidados:

Essa planta não gosta de clima frio intenso. Se você mora em uma região que faz muito frio no inverno, evite plantar a cróton no jardim. É melhor mantê-la dentro de casa para ficar protegida.

Quanto à luminosidade, ela prefere sol pleno ou pelo menos algumas horas de sol por dia. Se você deixá-la muitas horas do dia na sombra, é possível que surjam fungos e cochonilhas.

4. Orquídeas

Crédito: Freepik

Há quem tenha medo de começar a cultivar orquídeas, pois elas têm a fama de serem bem difíceis de cuidar. Em primeiro lugar, as orquídeas não são todas iguais, por isso, têm exigências diferentes de cultivo. Você precisa pesquisar sobre o tipo específico que pretende cultivar para garantir o cuidado adequado.

De modo geral, leve em consideração colocar a orquídea onde tenha muita claridade, mas sem deixar o sol direto sobre a planta. Além disso, muita gente peca afogando a orquídea por excesso de regas. Elas gostam de ambiente úmido, mas nem por isso deve ser encharcado.

Até a escolha dos vasos certos para orquídeas ajuda a facilitar o cultivo. Pode optar por vasos transparentes para conseguir enxergar se as raízes estão saudáveis, e sempre vasos com furos para deixar toda a água escoar bem.

A orquídea é uma planta para quem gosta de verdade, pois é legal ficar de olho nela durante todo o dia. Se quiser estimular sua florada, é bom mudá-la de ambiente para simular seu habitat natural. Uma dica é colocar sua orquídea perto da janela aberta ou na sacada para ela sentir a mudança de temperatura ao longo do dia e também da noite.

Dicas para não desbotar jeans na hora de lavar na máquina

5 Dicas para não desbotar jeans na hora de lavar na máquina

Jogador de futebol chora morte da filha atingida por armário em casa

Jogador de futebol chora morte da filha atingida por armário em casa: “A dor é muito grande, estou sem chão”