Plantas altas para ter dentro de casa
Crédito: Freepik
em

9 Plantas altas para ter dentro de casa

Algumas são árvores enormes quando são plantadas no solo, então mesmo em vasos precisam de bastante espaço

Na hora de escolher as espécies de plantas para cultivar dentro de casa, precisa considerar o tamanho dos espaços para que fique proporcional. Claro, também vai do seu gosto, se quer tudo bem preenchido com plantas ou só uns detalhes.

Mas, no caso das plantas altas, é importante saber até que altura cada uma pode chegar para que não fiquem apertadas lá no teto ou espremidas num canto muito estreito. Sabendo disso é só aproveitar a beleza dessas plantas que ultrapassam os 2 metros de altura. Veja alguns exemplos.

1. Pleomele

Essa é uma planta resistente, tanto aos ambientes com ar climatizado quanto ao clima seco e às pragas. Ela é de fácil cultivo, gosta de meia sombra, mas pode pegar sol pleno, e ainda ajuda a purificar o ar do ambiente. Em vaso, atinge de 2 a 3 metros.

2. Ficus-lyrata

Essa planta é ótima para preencher um cantinho que está vazio, mas que seja bem iluminado. Suas folhas largas se destacam lindamente em um tom de verde médio, desde que ela não seja exposta ao vento gelado do ar-condicionado e ao sol pleno. Em vaso, atinge de 3 a 4 metros.

3. Palmeira ráfia

Essa é uma das mais populares palmeiras para decoração interna. Ela pode ficar no sol pleno, na meia sombra e na luz difusa, só com boa claridade, pois resiste a essas três condições quando habituada com uma delas. Em vaso, atinge até 4 metros.

4. Palmeira-leque

O nome popular vem das suas folhas em formato de leque, bem diferentes, com dobrinhas detalhadas. Essa planta fica grande, mas cresce bem devagar. Ela gosta de meia sombra, é fácil de cuidar e bastante resistente. Em vaso, atinge até 3 metros.

5. Palmeira areca

Essa palmeira também está na lista das preferidas para cultivar dentro de casa, trazendo um visual bem tropical e alegre. Pode mantê-la no sol pleno ou na meia sombra, mas não pode deixá-la no ar-condicionado. Em vaso, atinge de 2 a 3 metros.

6. Dracena pau-d’água

As folhas variegatas dessa planta são maravilhosas, largas e brilhantes, em tons de verde e amarelo claros. É uma planta resistente e fácil de cuidar, pode ficar no sol pleno, meia sombra ou luz difusa, suporta ar-condicionado, clima seco e não se afeta facilmente com pragas. Em vaso, atinge de 3 a 6 metros.

7. Ficus benjamina

Esse é um dos tipos de plantas que permite criar formas com seus caules, como dá para fazer com o bambu da sorte e a lança-de-são-jorge. Ela gosta do sol pleno ou da meia sombra, e vai trazer uma beleza especial aos ambientes com suas folhas pequenas e seu visual de árvore mini. Mas, quando plantada no solo, pode ultrapassar os 15 metros de altura.

8. Árvore da felicidade

Essa planta fica bem cheia conforme vai crescendo, criando um visual volumoso e alto. Ela gosta de meia sombra, regas para manter o solo umedecido e até folhas borrifadas com água nos dias mais quentes. Pode atingir de 3 a 5 metros.

9. Avelós

Essa planta se parece com uma suculenta, mas não é. Seu aspecto é diferente e ela é tóxica, então deve ser mantida longe das crianças e animais de estimação, e até você tem que cuidar para não ter contato com o látex que tem dentro dela. É fácil de cuidar, gosta de meia sombra ou sol pleno. Em vaso, pode chegar a 2 metros.

Cuidados básicos com as plantas altas

Além das necessidades de rega, luminosidade e adubação de cada planta, também precisa se lembrar de escolher um tamanho de vaso que suporte o crescimento da planta, mas sem ser grande demais.

Além disso, tem que ficar de olho lá em cima na copa, onde nascem as novas folhas com muita glicose, atraindo pragas. Mantenha a planta cuidada com óleo de neem, que é um pesticida natural, para prevenir as pragas como cochonilhas e pulgões.

Cuidado com o ar-condicionado e a escolha do local da planta. Nem todas se adaptam ao ar climatizado, e pode ser ainda pior se ela crescer ao lado do aparelho, pegando todo o ar gelado direto em suas folhas.

Crédito das imagens: Selvvva

begônia da amazônia

Begônia da Amazônia: veja como criar o clima perfeito para ela na sua casa

Como clarear tampa do vaso amarelada

Como clarear tampa do vaso amarelada: 3 dicas muito fáceis