As orquídeas não precisam ser plantadas na terra. Elas gostam de um solo bastante leve, por isso geralmente são plantadas em musgo esfagno, casca de pinus, fibra de coco e até amarradas em árvores, onde se fixam. Seguindo essa lógica, será que pode plantar orquídea no carvão?
Por que escolher o carvão como substrato?

O carvão é uma opção rica em nutrientes para oferecer às plantas, pois é um substrato bem natural, feito da queima da madeira (no caso do carvão vegetal). Então, ele acaba sendo um adubo de liberação lenta para a orquídea. O carvão contém carbono, hidrogênio, compostos orgânicos complexos e materiais inorgânicos.
Além disso, ele não deixa que as raízes das orquídeas fiquem muito úmidas e permite uma boa ventilação dentro do vaso. Isso é ótimo para as orquídeas habituadas em árvores, que não ficam com água acumulada nas raízes. Por consequência, o enraizamento da planta que está no carvão é mais rápido.
Qualquer orquídea pode ser plantada no carvão?
Não significa que nenhuma orquídea de solo possa ser cultivada no carvão, você pode fazer o teste. Mas essa é a recomendação de quem é dedicado ao cultivo das orquídeas e percebe, com os testes que faz, que as epífitas se adaptam melhor ao carvão.
Cuidados com a rega para as orquídeas no carvão
Quando você planta uma orquídea no carvão, precisa ficar mais de olho nas regas, pois o carvão seca com muita rapidez. Então, as regas precisam ser mais frequentes para manter a planta hidratada. Porém, não exagere, pois a capacidade de secagem rápida é um dos principais benefícios em cultivar orquídeas no carvão.
Quando trocar de carvão?
Com o passar do tempo, qualquer tipo de substrato vai ficar velho, mais ácido e com o risco de queimar as plantas. No caso do carvão, depois de uns dois ou três anos, isso pode acontecer. Quando ele estiver seco, observe se está esbranquiçado. Se estiver, troque a planta para um carvão novo.
Precisa adubar?
Veja como colocar a sua orquídea no carvão:

