plantar e cultivar ipês
Crédito: Pixabay
em

Como plantar e cuidar de ipês

Escolha um local com muito espaço e sem bloqueios, pois essa árvore pode chegar aos vinte metros de altura

O ipê é uma árvore nativa brasileira com quase 10 espécies diferentes, todas do gênero Handroanthus. Existem ipês com floradas amarelas, rosas e brancas, todas deslumbrantes, muito usadas na arborização das cidades e no paisagismo de residências com jardins amplos. Quanto mais profundo for o solo de plantio, mais a planta vai crescer, podendo variar de 8 a 20 metros de altura. Quer aprender a como plantar e cuidar de ipês na sua casa? Veja as dicas a seguir.

Clima ideal

Como existem ipês nativos de várias regiões do país, essa árvore se adapta bem aos climas brasileiros mais variados. Na hora de plantar, dê preferência para o tipo de ipê mais comum na sua região, pois assim terá mais chances de ele vingar bem saudável.

Terra para plantio e adubação

A terra vegetal comum, com boa matéria orgânica, como um pouco de esterco, é uma boa opção de substrato para os ipês. Já a adubação nem é necessária. Se quiser, no primeiro ano pode fazer uma adubação simples e equilibrada, e já basta.

Regas

Assim como a maioria das plantas, na época em que ele ainda é uma muda, as regas precisam ser mais frequentes. Depois, quando a planta já estiver mais firme e crescidinha, as regas podem ser moderadas, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.

Luminosidade

Por ser uma árvore tão grande, é quase impossível manter o ipê na sombra. Ainda bem que não precisa. Plante sua muda em um local onde a árvore possa crescer sem limites e fique sob sol pleno.

Floração

É importante você saber qual tipo de ipê está plantando, pois cada um floresce em uma época diferente. O ipê rosa/roxo começa em junho, o amarelo é de julho à novembro, e o branco começa no final de agosto. De modo geral, a floração começa após o terceiro ano depois do plantio.

Reprodução

A melhor forma de reproduzir o ipê é por sementes, pois assim elas vão germinar e se adaptar da melhor forma ao solo. Se fizer reprodução por mudas, há o risco de o enraizamento não ser tão bom e comprometer a firmeza da árvore, fazendo com que ela caia.

ensinar gato a fazer xixi na caixa de areia

Como ensinar o gato a fazer xixi na caixa de areia

simpatias com comigo-ninguém-pode

3 Simpatias com a planta comigo-ninguém-pode