em

Como plantar coentro

Aprenda a plantar em vaso, garrafa pet e como cuidar
plantar coentro
Crédito: Max Pixel

O coentro é uma erva muito fácil de ser cultivada no Brasil por conta do clima. É uma erva aromática utilizada por muitas nações. São mais comuns para orientais e latinos com uso na culinária. Também é muito comum como erva medicinal, pois é um ótimo produto para chá e ajuda a regular o fluxo do intestino. Saiba hoje como plantar coentro e aproveite essa erva em sua própria horta.

Como plantar em vaso

plantar coentro dicas
Crédito: Wikimedia Commons

No vaso é o lugar mais fácil. Como a erva não é muito receptiva à mudança de vasos, o ideal é ter um grande desde o começo do plantio.

Com o vaso grande já preparado com terra e fertilizante, regue a mistura com água até ficar úmida, mas não encharcada. Espalhe as sementes e cubra-as com a mistura da terra e fertilizante.

Deixe o vaso num local ensolarado, o sol ajuda a germinação das sementes. Regue dia sim, dia não com pouca água para que as sementes não se desloquem no processo de germinação. Em aproximadamente uma semana, as sementes começam a germinar e brotar na terra.

Como plantar em garrafa pet

Para plantar coentro em garrafa pet, o processo é praticamente igual ao de plantar em vaso. Comece por cortar um quadrado na parte lateral da garrafa.

Não retire a tampa da garrafa pet e complete com uma mistura de terra e fertilizante até pouco mais da metade. Umedeça a mistura com pouca água sem deixar encharcada.

Espalhe as sementes pela área da garrafa e cubra com o restante da mistura de terra com fertilizante. Se você quiser, pode fazer furos na parte de baixo e deixá-la pendurada ou apoiada em uma superfície plana.

O sol é muito importante para o desenvolvimento das sementes de coentro, por isso deixe a garrafa num local onde bata sol. Regue-as com pouca água, alternando dias. Aproximadamente em 7 dias, as sementes começam a germinar, continue a regar com a mesma frequência.

Como cuidar

plantar coentro como
Crédito: Flickr

Plantar coentro é um processo que não exige muito trabalho, como você já percebeu. Os cuidados que você deve tomar são muito simples e se baseiam em 2 fases.

Quando o seu coentro ainda estiver em fase de crescimento, ou seja, com menos de 8 centímetros e poucas folhas, você deve regar com dias intercalados e pouca água, lembrando de sempre manter a planta em um local ensolarado.

Quando o seu coentro estiver na fase avançada, pronto para colheita, ou seja, acima de 10 centímetros e com as folhas já desenvolvidas, você deve regar com mais espaço de tempo. O ideal é a cada três dias e deixar sempre num local ensolarado.

Dicas úteis

As sementes e os frutos do coentro podem ser colhidos quando estão amarelados ou quase secos. Você deve colocar ambos em um recipiente em local bem ventilado e na sombra, assim eles vão secar e estarão prontos para um novo plantio.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

xeroderma pigmentoso
Xeroderma pigmentoso: conheça a cearense que sofre com doença rara
ideias de presentes para homens
15 Ideias de presentes para homens