planta-tapete como cuidar
Crédito: Freepik

Planta-tapete: veja como cuidar dessa linda verdinha brasileira

Essa planta é nativa do Brasil, mas existem várias híbridas com diferentes cores e formatos de folhas

Publicidade

Planta-tapete é o nome popular da Episcia cupreata, e sua espécie nativa é originária do Brasil. Mas, existem várias híbridas que fazem a planta ser bem diferente da nativa.

Essa plantinha é de pequeno porte, chegando a uns 15 centímetros de altura, ótima para ter em vasos. Mas também fica linda no jardim, como forração, pois ela vai formando ramos que podem chegar a 60 centímetros de comprimento. É uma planta que se espalha!

Suas folhas chamam a atenção porque têm pelinhos, são arredondadas com as bordas denteadas. Já a cor e o tamanho das folhas vão depender da variedade, podendo ser verde com acobreado, prateado, avermelhado ou roxo. São todas lindas.

Quando ela floresce fica ainda mais bonita. As flores são bem pequenas, mas se destacam pelo tom de vermelho ou rosa.

Publicidade

Clima ideal para cultivo

planta-tapete qual o clima ideal

A planta-tapete gosta de climas tropicais e subtropicais. Não é recomendado cultivá-la onde faz frio intenso, a menos que tenha como protegê-la do frio. Além disso, o local de cultivo não deve ter muito vento, pois a planta desidrata e fica com as folhas queimadas.

Luminosidade

Cultive a sua planta-tapete em um ambiente de sombra ou meia-sombra, pegando só uma luz difusa, e nunca sol direto, pois ela não suporta.

Regas

planta-tapete regas

As regas devem ser feitas com frequência, mantendo o solo sempre umedecido, mas sem ficar encharcado. Tome cuidado para não deixar as folhas muito molhadas ou elas irão apodrecer.

Terra para plantio

Na hora de plantar a sua planta-tapete, seja no vaso ou no jardim, escolha uma terra rica em matéria orgânica e que seja mais fibrosa. Basta usar terra pronta para plantio, se quiser pode adicionar um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido, e colocar uma parte de fibra de coco para deixar mais leve e fácil de enraizar.

Publicidade

Adubação

planta-tapete adubo

Essa planta gosta de ser adubada a cada três ou quatro meses, mais ou menos. Você pode misturar mais um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido na terra em que a planta está, e já é o suficiente.

Novas mudas

Para reproduzir a planta, você pode cortar os “filhos”, que são as novas mudas que crescem nos ramos, ou pode fazer a divisão de touceiras, tirando a planta toda da terra e dividindo desde a raiz em partes menores para replantar cada parte em um vaso ou canteiro.

Aproveite para ver também:

Crédito das imagens: Plantas Sonya/Facebook Belezas da Natureza

PODE GOSTAR TAMBÉM