em

Como saber e o que fazer se ver uma planta morrendo em seu jardim

A planta morrendo se manifesta através das folhas, do solo e de deformações que surgem em seu corpo.
planta morrendo
Crédito: Unsplash

Tem gente que parece ter a sina de sempre ver planta morrendo. Os mais velhos dizem que são casos em que a pessoa não tem mão boa para cuidar das sementes e raízes antes que gerem frutos e flores, mas na verdade pode ser só falta de jeito e conhecimento.

Se você faz parte desse time conheça as principais razões para suas plantas não vingarem e saiba o que fazer em cada situação.

Como saber se tenho uma planta morrendo?

Elas têm o dom de deixar a casa com um clima mais leve, embelezar o ambiente e até contribuir para a saúde, mas precisam de cuidados específicos, pois são muito delicadas. Atente-se aos sinais de que não está tudo bem com sua mudinha.

Pragas

É difícil manter os bichinhos longe das folhas, principalmente se você não usa produtos químicos para isso, mas quando a presença de lagartas, formigas, pulgões e cochonilhas é excessiva a planta começa a definhar, já que suas folhas são devoradas aos poucos e perdem nutrientes.

Lesmas e caracóis são comuns em solos úmidos e gostam de devorar folhas, caules e botões de flores. Já as cochonilhas e pulgões são pragas sugadoras, que deixam as folhas enrugadas e com casquinha preta.

O que fazer?

Faça uma limpeza completa semanalmente nos vasos, canteiros e jardins e tente identificar qual tipo de praga deixa suas plantas morrendo. Receitas caseiras são suficientes para eliminar os bichinhos, como a mistura de alho com pimenta e álcool, que deve ser borrifada nas folhas.

Outras soluções caseiras incluem bater um pedaço de sabão de coco com 500 ml de água, uma cebola grande, muita pimenta e uma cabeça de alho. Coe e reserve a calda concentrada, e depois dilua a calda para dez partes de água e borrife na planta.

Folhas murchas

planta no sol
Crédito: Pxhere

Quando as folhas estão amuadinhas, o procedimento automático é regar a planta com água, certo? Pode até ser o padrão, mas não necessariamente está correto.

Isso porque a falta de água deixa as folhas murchas, secas e acinzentadas, mas o excesso também, com a diferença que o aspecto fica amarelado ao invés de cinza e, algumas vezes, translúcido.

O que fazer?

Nem de mais, nem de menos. O equilíbrio é fundamental no cuidado com as plantas, portanto cheque regularmente a umidade do solo antes de regá-las. Cada uma tem necessidades específicas e é preciso seguir à risca as recomendações.

O melhor horário para aguar as plantas é de manhã ou final da tarde, quando as estruturas responsáveis pela absorção nas folhas estão abertas. Em horários de pico de sol ainda pode ocorrer evaporação da água.

Folhas amareladas e queimadas X folhas desbotadas e amolecidas

Nem todas as plantas podem ser expostas diretamente ao sol. Algumas espécies, principalmente as mais delicadas, são seriamente prejudicadas com a exposição excessiva e queimam, secando até morrer.

Mas deixa-las dentro de casa também não é solução. Muito tempo sem luz pode gerar folhas atrofiadas, desbotadas e amolecidas.

O que fazer?

Em ambos os casos, é necessário ajustar a exposição ao sol de acordo com as necessidades de cada espécie caso não queira ver sua planta morrendo.

Sinais de falta de nutrientes

As plantas precisam de nutrientes para crescer e dar bons frutos e flores, e a ausência deles se manifesta em forma de sinais nas folhas.

  • Deficiência de cálcio: as folhas ficam amareladas da borda até o centro e as que nascem surgem necrosadas. A solução é adubar com calcário e casca de ovo;

  • Deficiência de magnésio: folhas verdes, porém com as nervuras amareladas. O ideal é adubar com produtos ricos em sulfato de magnésio de calcário;

  • Deficiência de zinco: folhas menores, amareladas nas nervuras e deformadas, situação que
    só se resolve com produtos ricos em sulfato de zinco;

  • Deficiência de potássio: as folhas ficam amarelas e enegrecidas nas bordas. Use cinza vegetal rica em potássio;

  • Deficiência de ferro: as folhas que nascem surgem esbranquiçadas ou amareladas e com as
    nervuras verdes. O adubo orgânico é a melhor solução;

  • Deficiência de nitrogênio: enquanto as folhas superiores estão verde-claras as inferiores estão amareladas ou marrons. Esterco de galinha é uma boa pedida.

Fraqueza e atrofiação

muda de planta
Crédito: Pxhere

Quando a planta não encontra espaço para crescer livremente, começa a atrofiar e a enfraquecer. Isso ocorre com vasos pequenos e/ou sem suporte, estabilidade e sustentação.

O que fazer?

Assim que a planta brotar e crescer em um vaso pequeno coloque-a em um vaso maior para que tenha espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
água oxigenada no ouvido
Como usar água oxigenada no ouvido para limpar
antibiotico corta o efeito do anticoncepcional
Sim ou não: antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?