ixia plantas cuidados
Crédito: Pixabay

Planta ixia: encante-se com a beleza dessas flores e veja dicas de cultivo

Delicadas, coloridas e maravilhosas para embelezar o seu jardim

Publicidade

A ixia é um gênero de plantas da família Irdaceae. São muitas espécies que fazem parte dessa família, e o que todas têm em comum é que a planta nasce a partir de um cormo, ou bulbo. Essa parte fica embaixo da terra e é a célula-tronco da planta, que armazena água e nutrientes nas épocas do ano mais difíceis para ela sobreviver.

Essa planta é nativa da África, tem flores bem vistosas e muito ornamentais para decorar o jardim, não só por seu formato de estrela e cores vibrantes, mas também por terem um caule comprido, que pode chegar até 1 metro de altura.

Luminosidade

Crédito: Coast Line Surf System

Essa planta gosta de sol pleno ou pelo menos o sol da tarde, mais forte, para estimular e manter sua floração. Se a região for muito quente, a meia sombra é o melhor.

Regas

Crédito: Plantas y Flores

Por ser uma planta que gosta de bastante sol, ela também precisa que as regas sejam mantidas com certa frequência para não desidratar. Uma vez por semana é o bastante.

Publicidade

Fase de hibernação

Quando chega o inverno, a ixia entra em dormência para poupar energia. No seu bulbo ficam armazenados água e nutrientes para manter a planta viva, sem que ninguém precise cuidar, quando ela está no seu habitat natural.

Depois, quando o inverno passa, ela acorda e volta a ficar verdinha, se preparando para florir outra vez. Para que isso aconteça, regue a planta apenas uma vez durante o outono e não faça podas após o término da floração. Deixe ela na sua estrutura natural, que é importante para alimentar o bulbo e garantir as reservas durante a dormência.

Plantio

Crédito: Plantas y Flores

Você pode comprar bulbos de ixia para começar o seu cultivo. Escolha os bulbos de uma loja de boa procedência para garantir a qualidade deles.

Prepare um vaso com uma terra bem adubada, rica em matéria orgânica. Coloque os bulbos nesse vaso para gerar as mudas. Pode colocar mais um bulbo no mesmo vaso.

Publicidade

Faça uma rega e aguarde pelo menos 15 dias para começar a brotar. Quando as mudas estiverem maiores, pode replantá-las cada uma em um vaso diferente ou no jardim, preparando uma nova terra bem adubada.

Esse plantio pode ser feito no começo do outono, pois a primavera é a época em que a planta está no seu ponto alto de produção, então vai facilitar o desenvolvimento da muda. O melhor é esperar até que passe a primavera para fazer o transplante de vaso, assim você não prejudica o desenvolvimento da planta.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM