em

Como pintar azulejo? Passo a passo para duas alternativas

Pensando em mudar o visual de uma parede de azulejo? Invista na pintura, gastando pouco e com ótimo resultado.

pintar azulejo
Designed by Freepik

Renovar os ambientes de casa é sempre bom, e uma das formas mais comuns de fazer isso é pintando as paredes. Mas, e no caso das paredes com azulejo, como fazer? Muito simples, você pode pintar azulejo facilmente, sem precisar fazer obra, sujeira, nem ter um grande gasto.

Outra boa notícia é que você pode escolher manter as marcas do azulejo, pintando somente alguns deles e deixando um design diferenciado, ou pode deixar a parede lisa, com a aparência de que nunca houve azulejo por ali.

Qual tinta utilizar para pintar azulejo?

Depois de saber que é possível pintar azulejo, seja para deixar as marcas do rejunte ou para fazer uma parede lisa, surge a dúvida: qual tinta usar?

É importante fazer esse questionamento, pois existe tinta especial para pintar azulejo. É uma tinta para ambientes úmidos, já que normalmente o azulejo está no banheiro, na cozinha ou em área externa, que também aumenta a durabilidade da pintura e protege do mofo.

Se você for pintar a parede deixando aparecer algumas marcas de azulejo, apenas para renovar a cor, precisa usar uma tinta especial à base de água.

Se for deixar a parede totalmente lisa, sem marcas de azulejo, vai precisar passar uma ou duas mãos de massa acrílica antes da tinta. Nesse caso, pode escolher uma tinta comum porque a massa é resistente à água.

Tinta epóxi

A tinta adequada para pintar azulejo é do tipo epóxi, que pode ser à base desse mesmo material (que dilui com solventes). Pode também ser tinta epóxi à base de água ou, ainda, tinta acrílica. Portanto, é fácil de encontrar.

No caso da tinta epóxi à base de água, ela pode vir com um componente chamado catalisador já na sua composição, para aumentar a aderência da tinta no piso. Esse tipo de tinta é chamada de monocomponente.

Mas pode ser que não venha com esse produto, que são as tintas do tipo bicomponente. Nesse caso, o catalisador deve ser comprado em separado. O catalisador é necessário para aplicação da tinta em áreas bem úmidas, com dentro do banheiro ou paredes externas expostas à chuva e ao sereno. Na hora da compra, lembre-se disso para que o vendedor ajude-o a fazer a melhor escolha.

Vale lembrar que se você não tem experiência com pintura, a tinta do tipo monocomponente é a melhor escolha, pois é mais fácil de lidar e tem odor menos forte. Além do mais, a bicomponente corre o risco de amarelar quando a cor é muito clara.

Como fazer passo a passo

Na hora de se planejar para pintar azulejo, preste atenção em alguns detalhes e dicas importantes que vão fazer diferença no resultado:

Rolo para pintura: escolha um rolo feito com lã de carneiro ou uma brocha (pincel). Os de poliéster não espalham bem a tinta e não cobrem os rejuntes.

Planeje o tipo de pintura: antes de começar, defina se pretende pintar os azulejos apenas para renovar a cor ou se vai cobrir a parede toda e deixá-la lisa, como uma parede de alvenaria.

Pintura de parede com marca de azulejo

como pintar azulejo com relevo
Crédito: Gazeta do Povo

Veja como proceder para pintar toda a parede, mas deixando a aparência do azulejo por baixo.

Passo 1

Tire qualquer coisa que esteja pendurada na parede a ser pintada: quadros, espelhos, estantes e afins. Se ficaram furinhos que não serão reutilizados, tampe-os com massa corrida e espere secar.

Passo 2

O segundo passo é limpar a parede. Se for uma parede de cozinha ou churrasqueira, precisa aplicar um produto desengordurante para remover qualquer gordura ou sujeira mais difícil.

Depois que o produto estiver bem passado, remova com água e um pano limpo, até remover completamente o produto e a parede estar totalmente limpa. Deixe secar.

Passo 3

Proteja todo o ambiente para não acabar manchando partes que não vão receber a tinta. Coloque uma lona ou jornal por todo o chão. Proteja os rodapés e “roda-tetos” com uma fita porosa, fácil de remover depois da pintura já seca. Proteja também as esquadrias e portas e janelas.

Cubra com plástico as maçanetas de portas ou outros itens que não serão pintados e não puderam ser removidos.

Use roupas velhas que possam ser manchadas, pois mesmo havendo produtos capazes de tirar tinta, é muito difícil que ela saia da roupa.

Passo 4

Agora sim, é hora da pintura da primeira demão. Leia atentamente o rótulo da lata de tinta para saber como diluir a quantidade correta em água.

Com a ajuda do seu rolo ou brocha, aplique a primeira demão. Comece em um dos cantos da parede e vá pintando em ordem: de cima para baixo ou vice-versa e de um lado ao outro. Como uma parede normal (de alvenaria), pinte tudo. Espere secar.

Passo 5

Depois que a primeira demão estiver seca, passe uma lixa fina (recomendada pelo vendedor) por toda a parede, sem fazer força, apenas para nivelar a tinta. Feito isso, passe um pano seco para retirar o pó que ficou após lixar.

Passo 6

Aplique a segunda demão e repita o processo. Se for o caso de os azulejos terem desenhos em relevo, pode ser necessária uma terceira demão para cobrir tudo.

Pintura para ter uma parede lisa

pintar azulejo com massa
Crédito: HomeTeka

Se você quiser que a parede fique lisinha, como uma de alvenaria, sem marcas de azulejo, deve repetir os passos 1, 2 e 3 conforme descrito acima.

Passo 4

Então, antes de partir para a pintura, vai precisar aplicar uma camada de massa acrílica em toda a parede. Não pode ser massa corrida porque ela não fixa no azulejo.

Nesse caso, tenha paciência porque pode levar até dois dias para que a massa seque completamente. Vai depender do clima e da qualidade do produto.

Passo 5

Depois, perceba se realmente ficou bem liso, pois pode acontecer de o rejunte “puxar” a massa e ainda ficarem as marcas de divisão entre cada azulejo. Nesse caso será necessário mais uma demão da massa acrílica. Quando estiver seco, passe a lixa, como feito a cada demão de tinta.

Passo 6

Feito isso é só aplicar a tinta da sua preferência, que não precisa ser para azulejo, pois a própria massa já possui resistência à água.

Dicas extras para pintar azulejo

Depois de pronto, mantenha sua parede limpa utilizando produtos desengordurantes e pano macio, nunca produtos abrasivos, para não riscar a tinta.

Se achar que esse processo vai sair muito caro porque a sua parede é muito grande, pesquise sobre revestimento cerâmico ultrafino para aplicar em azulejo. Pode ser uma terceira opção mais barata do que a pintura e do que iniciar uma obra para remoção dos azulejos.

Outra opção, ainda mais em conta, são os papeis de parede adesivos, que ficam bem bonitos, resistentes e são mais práticos de aplicar. Veja o exemplo no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

inflamação no útero

Conheça os sintomas e causas de inflamação no útero

acidentes com animais peçonhentos

Acidentes com animais peçonhentos: o que fazer ao ser picado?