planta Pingo-de-ouro como cuidar
Crédito: Freepik

Pingo-de-ouro: como cultivar esse arbusto no jardim

Essa é uma das plantas mais usadas como cerca viva e para a prática da topiaria

Publicidade

O nome científico da planta pingo-de-ouro é Duranta erecta aurea. Essa é uma linda planta arbustiva, com folhas de cor verde-limão, pequenas e delicadas, mas que podem formar arbustos de até 6 metros de altura. Saiba mais sobre o pingo-de-ouro e veja as dicas de cultivo mais importantes para tê-lo no seu jardim.

Onde utilizar o pingo-de-ouro?

Essa é uma planta que cresce bem rápido e é bastante cultivada por praticantes de topiaria, que é a arte de podar as plantas em formas ornamentais. Então, ela pode ser mantida no centro de jardins para criar desenhos, pode ser uma cerca viva, uma bordadura em volta de canteiros e pode até ser usada como bonsai, quando cultivada desde muito pequena e dentro dos cuidados que um bonsai exige.

Iluminação

Crédito: Reprodução

Justamente por ser uma planta de jardim e por ter uma estrutura lenhosa, mais rústica, o pingo-de-ouro gosta de sol pleno. Se estiver em um local do jardim onde pega sombra uma parte do dia, não tem problema. Mas pelo menos por 6 horas é importante que pegue sol sobre ele.

Regas

como regar pingo-de-ouro
Crédito: Reprodução

As regas devem ser regulares, quando notar que o solo está bem seco. Geralmente, por estar no jardim, a planta acaba sendo regada pela chuva. Apenas se for uma época muito seca é importante ficar de olho, pois o pingo-de-ouro não tolera períodos de seca. Se você mora em uma região muito seca, precisa ter cuidado redobrado com as regas e a umidade do ar, mantendo a planta perto de outras para criarem um microbioma mais úmido.

Publicidade

Solo para plantio

Crédito: Reprodução

Assim como a maioria das plantas, o pingo-de-ouro gosta de um solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, como esterco curtido e húmus de minhoca, que são naturais e mais fácil de usar, sem o risco de queimar a planta por excesso.

Podas frequentes

pingo-de-ouro podas
Crédito: Reprodução

Pelo seu crescimento rápido, o pingo-de-ouro é uma planta que exige podas frequentes. Se você não cuida muito do seu jardim, é melhor escolher espécies de crescimento lento, ou seu espaço vai parecer abandonado com os longos ramos da planta tomando o espaço.

Se não for podado, o pingo-de-ouro vai perder a tonalidade vibrante de suas folhas, vai produzir pequenas flores arroxeadas, rosadas ou brancas e frutos esféricos, pequenos e amarelos.

PODE GOSTAR TAMBÉM