Picolé de leite materno e seus benefícios

É normalmente utilizado no alívio das dores do bebê, durante o surgimento dos primeiros dentes, e é uma boa forma de introduzir os sólidos na sua dieta.

Publicidade

O picolé de leite não deve ser utilizado como um substituto dos demais ingredientes na dieta do seu filho e deve ser utilizado com cautela, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, a SBMFC.

A recomendação é que utilize o picolé de leite materno quando os dentes do bebê começarem a romper, em substituição dos mordedores com gel que se colocam na geladeira. O picolé vai eliminar o desconforto que normalmente as crianças sentem nesse momento específico. Você deve manter a amamentação normal, com o leite a 37 graus (média da temperatura corporal), enquanto o picolé deve ser utilizado ocasionalmente. Esse gelado de leite não é um substituto das doses de leite materno recomendadas.

Antes de dar o picolé ao bebê, você deve consultar sempre um pediatra. Ele lhe vai dizer qual é a altura indicada para o utilizar (normalmente é a partir dos 8 meses) e quais as medidas de higiene e de armazenamento que deve ter em atenção.

A Organização Mundial de Saúde, a OMS, recomenda o aleitamento materno durante 6 meses. Assim, somente a partir dos 6 meses, você poderá incluir alimentos sólidos e alimentos mais frescos na alimentação diária do seu filho. Não deve se esquecer que o aleitamento materno é a forma mais indicada de dotar o organismo dos seus filhos de todos os ingredientes que eles necessitam para crescer e se desenvolver de forma saudável.

Publicidade

Quando congelado, o leite materno não sofre uma perda muito grande das suas propriedades. Mas é importante que não demore muito tempo a consumi-lo. Lembre-se sempre da higienização e do armazenamento convenientes, pois são dois fatores fundamentais para que os seus filhos se alimentem com esse picolé. O leite materno deve ser sempre tratado com cuidado!

  • Higienização: Antes de retirar o leite, limpe os seios com uma gaze molhada em água morna ou fria, e lave muito bem as suas mãos com água e sabão. Também lave muito bem as bombas de extração e o recipiente onde irá armazenar o leite.
  • Armazenamento: Não utilize os primeiros jatos que saem da mama. Quando o leite da primeira mama acabar, guarde ele imediatamente no recipiente próprio e coloque no fundo da geladeira. Repita o processo com o outro seio.
  • Consumo: Deve sempre ser um adulto a dar o picolé à criança, evitando que ela se engasgue ou que o engula inteiro. Por essa razão não se deve fazer um picolé demasiado pequeno.

Não acrescente nem açúcares, nem adoçantes. O leite materno pode manter-se armazenado no congelador durante 15 dias e na geladeira durante 12 dias.

Fonte: http://gravidez.online/picole-leite-materno/

PODE GOSTAR TAMBÉM