em

Como identificar picada de aranha?

A picada de aranha, na maioria dos casos, não é grave, porém é muito semelhante aos sintomas provocados por outras intoxicações.
picada de aranha
Crédito: Unsplash

Nem é preciso sofrer de aracnofobia para ter pavor de tomar uma picada de aranha. Afinal, mesmo as menos perigosas ou que não possuem veneno são capazes de provocar bastante incômodo. Veja quais são os principais sinais de picada desses animais e saiba como proceder em cada caso.

Sintomas de picada de aranha

Quase todas as aranhas são venenosas, mas isso não significa que todas são perigosas para o ser humano. O veneno é uma defesa natural desse animal, e apenas algumas espécies são capazes de causar danos sérios à saúde. No geral, os sintomas de picada das aranhas mais comuns e menos danosas são semelhantes e incluem:

  • Vermelhidão ao redor da picada;
  • Sensação de formigamento;
  • Dormência na área da picada;
  • Coceira, ardência e dor.

O problema é que esses sintomas são muito parecidos com uma picada de abelha ou mesmo uma reação alérgica a plantas venenosas. Por isso é importante correr ao hospital mais próximo assim que identificar o problema.

O que fazer?

O primeiro passo é lavar com água e sabão a área afetada e elevar o membro que foi atingido para dificultar que o veneno se espalhe na corrente sanguínea.

Em seguida, coloque uma compressa morna no local para aliviar a dor e vá ao hospital mais próximo para receber o tratamento adequado. Se possível, peça para que alguém lhe acompanhe para que você possa manter o membro elevado e com a compressa.

É importante identificar a aranha que causou a picada. Se conseguir pegá-la, mesmo que morta, leve ao hospital em um frasco para que apliquem a medicação adequada. Nunca aperte ou amarre o local da picada, muito menos tente sugar o veneno. O tratamento é feito com soro antitóxico e, em alguns casos, medicação antialérgica.

Sintomas de picada da aranha marrom

A aranha marrom é uma das mais temidas e perigosas do Brasil. Encontrada principalmente na região Sul e na região Sudeste do país, esconde-se em lugares escuros, como raízes, cascas de árvores, entre os móveis ou em caixas largadas pela casa.

Para aumentar ainda mais o risco, a picada da aranha marrom é indolor e seus sintomas surgem após 12 ou 24 horas. São eles:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Bolhas no local da picada.

Após cinco dias a pele começa a criar uma casca preta. Esse é o processo de necrose local se iniciando, que vai dar origem a uma ferida terrível e que deve ser tratada no hospital com soro próprio contra essa espécie.

A casquinha preta deve ser removida cirurgicamente para facilitar a cicatrização da área. Em casos graves é necessário realizar cirurgia reparadora. Se desconfiar que foi picado, mantenha repouso, deixe a área seca e corra para o atendimento médico.

Sintomas de picada de aranha armadeira

Essa espécie também é comum no Brasil, especialmente na região Sudeste, principalmente nos meses de março e abril. Ela é grande, tem corpo amarelado ou acinzentado e pode saltar até 40 centímetros de distância.

Encontrada em locais úmidos e escuros, quando pica provoca dor intensa, inchaço e vermelhidão no local, aumento do batimento cardíaco e da pressão arterial, vômito, diarreia e suor excessivo.

Ao identificar a picada é necessário correr para o hospital para tomar injeção de anestésicos no local e reduzir a dor. Em casos mais graves é necessário tratamento com soro específico para esse tipo de veneno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
coceira no seio
O que pode ser coceira no seio?
xarope de agrião
Como fazer xarope de agrião?