5 hábitos das pessoas emocionalmente maduras

As questões emocionais são as que mais fragilizam nova vida. Veja como as pessoas emocionalmente maduras fazem para não ceder à pressão ou à tentação.

Publicidade

Os hábitos que adquirimos ao longo da vida são o fator que ajuda ou atrapalha o desenvolvimento da nossa maturidade emocional. Esse desenvolvimento afeta diretamente a nossa capacidade de lidar com problemas, nos relacionar, tomar decisões e alcançar objetivos.

Ter uma saúde emocional equilibrada não é fácil, então não se desespere. O objetivo é mostrar para você que a mudança de certos hábitos e pensamentos é necessária para que você vença barreiras emocionais que estão te impedindo de evoluir.

Depois que souber quais são os 5 dos principais hábitos praticados por pessoas emocionalmente maduras, comece a praticá-los aos poucos no seu dia a dia, sempre com determinação e consciência de que você é capaz. Seja paciente e perseverante.

1. Manter o foco

Manter o foco está diretamente ligado à capacidade de autocontrolar suas ações. Para esta tarefa exige-se muito esforço e repetição, até que vire um hábito natural. A melhor forma de se tornar uma pessoa focada e aceitando desafios no dia a dia para alcançar um objetivo maior.

Publicidade

Quando você tem um propósito a alcançar, seja ele qual for, seu cérebro é capaz de ficar em estado de concentração constante para que você realize o que for necessário até alcançar o objetivo.

Sendo assim, você deve treinar ser capaz de fazer algo grande, como passar um ano sem almoçar fora para juntar dinheiro para um curso ou viagem que deseja fazer. Ou também ser capaz de lidar com as pequenas dificuldades do dia a dia, como ter paciência em filas, não ceder à provocações e começar uma dieta mesmo que todos em casa não te acompanhem.

2. Adaptação

O mundo não vai se ajustar à você, entenda isso de uma vez por todas. Portanto, adapte-se a tudo o que for necessário e possível. Isso não significa abandonar sua personalidade e seus gostos para satisfazer os outros, mas sim, saber como se comportar de acordo com a situação para alcançar um objetivo maior.

Com a prática da adaptação você percebe que pode ser uma pessoa muito mais flexível e aprender com isso. Quando se torna um hábito, qualquer desafio fica mais fácil de enfrentar, pois você sabe que basta se adaptar.

Publicidade

Para praticar a adaptação você terá que lidar com diferentes sentimentos, como raiva, medo, ciúmes ou tristeza. Os sentimentos vão continuar surgindo porque fazem parte da sua natureza, mas cabe a você treiná-los para que sejam menos intensos até que não façam mais falta.

3. Respeitar

Essa palavra poderosa se refere a você mesmo e aos outros. Respeitar para ser respeitado e porque traz bem-estar e alegria. É fácil respeitar quando somos respeitados e quando as pessoas são gentis. Mas o desafio está em permanecer respeitando mesmo quem não te respeita.

Quando alguém age com desrespeito, algo de ruim vive no coração dessa pessoa e ela não consegue perceber. Se for alguém íntimo para quem você puder oferecer palavras de ajuda, mostrando que ela não precisa agir com desrespeito, faça.

Publicidade

Se for alguém com quem não tem uma relação mais próxima, apenas se afaste e ofereça a sua compaixão em pensamento. A compaixão é diferente da piedade: ela é o reconhecimento da fraqueza do próximo acompanhado do desejo sincero de que ele melhore.

4. Bom-humor

Saber rir de si mesmo é fundamental para superar uma falha ou obstáculo. Ser rígido é benéfico até certo ponto, quando você precisa se manter determinado em um foco, mas não precisa se punir e causar desconforto aos outros quando você falha ou quando alguém faz algo de errado. Tudo tem solução, basta tentar novamente, com mais afinco e conhecimento.

Quando você é flexível com as suas fraquezas, erros e vergonhas, e assume que os tem, pois fazem parte da sua natureza humana, eles perdem o poder de ofensa.

Publicidade

Você sabe que pode melhorar, mas ninguém conseguirá usar suas fraquezas para te ofender quando você é consciente da existência delas e simplesmente não se importa com o que dizem.

5. Amar e se permitir ser amado

Você merece amar e ser amado. Nunca permita que te digam o contrário. Se você refletir a respeito, perceberá que a fonte da felicidade é o amor. Em um mundo capitalista e cheio de julgamentos, muitas vezes acreditamos que o dinheiro é a fonte da felicidade, pois pode comprar tudo o que disfarça a nossa insegurança e insatisfação.

Mas pergunte a um milionário sem amigos, o que sobra quando ele está sozinho em casa e não tem para quem mostrar tudo o que pode comprar? O que faz sentido quando está doente e pode pagar o melhor tratamento, mas não tem ninguém que se preocupe se ele está bem?!

Publicidade

Valorize-se, dê amor e permita-se receber amor. Se for magoado, perdoe e siga seu caminho em paz. Nunca encontramos a pessoa errada, mas sim, alguém que vai nos ensinar uma lição ou alguém que esteja precisando aprender uma lição com a gente.

SAIBA MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA

Como mencionamos no início, praticar estes hábitos é transformador para o seu amadurecimento emocional, mas não é tarefa fácil. Se você deseja melhorar sua vida mas tem muita dificuldade, saiba que a terapia é um ótimo método para te inspirar. Veja a dica no vídeo abaixo:

PODE GOSTAR TAMBÉM