Pessoas amam mais seus animais que humanos, diz pesquisa
Crédito: Freepik

Pessoas amam mais seus animais que humanos, diz pesquisa

As pessoas têm maior tendência a sentir empatia por animais sendo maltratados do que humanos

Publicidade

Você conhece alguém que parece ter mais simpatia por animais do que pessoas? Pois saiba que essa é uma tendência natural e tem explicação científica. Veja o que a ciência diz sobre isso e entenda melhor.

Animais, crianças ou adultos?

Um estudo publicado na revista científica Society and Animals, mostrou que as pessoas tendem a sentir maior empatia por crianças e animais do que por pessoas adultas. A pesquisa foi feita com 240 estudantes de uma universidade e todos foram expostos a notícias falsas de violência para testar quais mexiam mais com seus sentimentos.

Parte delas, a vítima era um cachorro, outras uma criança e um adulto humano. Em todas elas, o teor da notícia era o mesmo: a vítima sendo brutalmente agredida com um taco de basebol. Foi medido o nível de angústia e empatia dos participantes, com resultados surpreendentes. As notícias com crianças e cachorros sendo agredidos eram as que mais incomodavam.

Mas por que os adultos não tiveram tanta simpatia dos participantes? Os pesquisadores explicaram os resultados como uma questão de proteção. Adultos, em geral, têm mais condições de se proteger do que crianças e cachorros. Consequentemente, o sentimento de compaixão é maior com os animais e crianças, que acabam sendo mais vulneráveis.

Publicidade

Outro ponto interessante observado no estudo é que não fazia diferença se o cachorro era filhote ou adulto, tendo o mesmo nível de empatia, o que não acontece com humanos. Mostrou também que os animais são muito mais do que simples mascotes da família. Certamente são parte da família, como um bebê que deve ser cuidado e protegido. Você concorda?

Veja também: 15 Fotos de cachorros gigantes muito fofos

PODE GOSTAR TAMBÉM