em

Pesquisadores criam sorvete que ameniza os efeitos da quimioterapia

Parece bom demais para ser verdade, mas o sorvete já está sendo oferecido para pacientes em Santa Catarina
sorvete que ameniza os efeitos da quimioterapia
Crédito: YPY Sorvetes

Um sorvete que ameniza os efeitos de toda a medicação de combate ao câncer, incluindo a quimioterapia, traz resultados perceptíveis, depois de um ano de estudo. Ele foi desenvolvido com o intuito de ajudar os pacientes a passarem por esse processo de forma mais tranquila e saudável.

O processo de tratamento de diversos tipos de câncer é um tanto invasivo, podendo trazer diversos efeitos para o corpo, como a perda de cabelo, peso, inchaço e muitos outros já conhecidos. Porém, existem outras consequências mais severas, que podem prejudicar inclusive a capacidade do paciente se alimentar.

A alimentação é fundamental para que o corpo possa se recuperar, porém efeitos como as aftas na boca, enjoo, vômito, feridas na garganta, alteração da percepção do sabor dos alimentos e muitos outros acabam por impedir a ingestão na quantidade e qualidade recomendadas.

Sorvete que ameniza os efeitos da quimioterapia

O estudo realizado pelas pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em processo de encerramento, comprovou a eficácia da utilização do sorvete desenvolvido pela equipe, no alívio dos efeitos da quimioterapia e uso de outros medicamentos para o tratamento do câncer.

De acordo com a revista na qual foi publicado, esse sorvete é “capaz de agir como complemento alimentar e anestesiante sensorial em pacientes em quimioterapia”, visto que a baixa temperatura ajuda a anestesiar a região afetada pelas aftas, sapinho ou mucosite.

Além disso, promove a salivação, que é bastante dificultada no processo de tratamento, além de ser altamente nutricional, ajudando no ganho de peso e também de nutrientes essenciais. O sorvete é feito com azeite de oliva sem aroma, além de whey protein, que é uma proteína isolada de fácil digestão.

sorvete que ameniza os efeitos da quimioterapia conheça
Crédito: NSC TV

Ele é sem lactose lactose, e com açúcar orgânico e polidextrose, que é uma fibra solúvel adicionada para ajudar na ingestão diária necessária. Está disponível nos sabores chocolate, morango, limão e abacaxi com gengibre. São muito bem aceitos, devendo ser consumidos entre dois e três potes por dia, para uma boa quantidade de proteínas e fibras.

O sorvete funcional para pacientes que fazem tratamento quimioterápico contra o câncer tem sido oferecido no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, na área oncohematológica.

Foram realizados testes de aceitação do sabor entre os pacientes e funcionários, sendo 64 do primeiro grupo e 108 do segundo. Para tanto, cada um recebia uma amostra de cada sabor e depois um biscoito e água entre cada um, para não misturar os sabores.

O participante tinha que dar uma nota entre 1 e 7 pontos, mostrando que não gostou ou gostou muito do produto, de forma crescente. Para ter aprovação, os dois grupos tinham que dar nota acima de 5, mostrando que é acima de bom.

O resultado é que 75% classificou com mais do que 5 pontos, tendo uma aceitação que variava entre 77% e 98%. Porém, o grande ganho do desenvolvimento desse sorvete não é estatístico. Os pacientes que receberam o produto se sentiram mais cuidados, acolhidos, com uma maior preocupação com seu bem estar e isso ajuda também no tratamento da doença.

Hoje, as pesquisadores estão tentando desenvolver um sorvete similar ao açaí, porém feito com polpa de juçara. Essa fruta é rica em antioxidantes, que ajuda a deixar as células saudáveis, tendo reconhecido efeito anticarcinogênico.

O produto está tendo a sua produção expandida, sendo distribuído também para o público comum que queira comprar, tendo porém ainda uma limitação de distribuição. Conheça um pouco dos pacientes que se beneficiam com essa criação no vídeo:

limpar cílios postiços como
Como limpar cílios postiços para fazê-los durarem mais
rachadura nos pés
Rachadura nos pés: o que causa e como tratar de forma eficaz