Os perigos escondidos da toma de ibuprofeno

Se você abusa na ingestão de remédios AINE, como o ibuprofeno, deve estar mais atento! É que eles têm efeitos secundários bem fortes! Por isso, considere fazer escolhas mais naturais. Nós ajudamos!

Publicidade

Foram registradas 30000 ocorrências de ataques cardíacos e morte súbita relacionadas com Vioxx, entre 1999 e 2003. Foi levado a cabo um estudo antes de 2000 que estabelecia uma ligação entre subida nos casos de derrames e ataques do coração com este remédio. Contudo, nem o FDA nem o laboratório Merck se pronunciaram. Uma investigação divulgada na Lancet mostrou que quem usa medicamentos AINE, tem a chance aumentada para o dobro de insuficiência cardíaca e ataques do coração.

O motivo da toma massiva de ibuprofeno e outros AINE

Atualmente, é frequente a dor e a inflamação no corpo. Estes problemas podiam ser corrigidos se houvesse alterações nos hábitos alimentares, se o estresse fosse menor e se os químicos não estivessem tão presentes no ambiente. Contudo, as pessoas procuram soluções rápidas que acabem de imediato com a dor. Então, tomar um comprimido parece ser o melhor remédio. Todavia, nem todos tomam consciência dos riscos que correm, caso esse gesto seja recorrente.

Efeitos nefastos dos AINE

Está correlacionada a toma de ibuprofeno com aumento das hipóteses de ataque cardíaco, assim como a sua junção à aspirina pode também causar morte. Existe também relação com aborto, gripe mortal, perda auditiva, anemia, hipertensão e prejuízos no DNA. Mais, estes efeitos nem sempre vêm a público e poucas pessoas têm informação precisa sobre os mesmos.

Métodos naturais anti-inflamatórios

1. Azeite

É formado por Oleocanthal, que contém elementos anti-inflamatórios semelhantes aos do ibuprofeno.

Publicidade

2. Antocianina (feita de framboesas e cerejas)

Segundo uma pesquisa feita em 2001, a sua força é a mesma do ibuprofeno e do naproxeno na anulação da enzima relacionada com a inflamação familiar como ciclo-oxigenase  -1 e -2.

3. Wort de John

É duplamente mais potente e eficiente do que o ibuprofeno, no caso de dor intensa, de acordo com uma pesquisa animal feita em 2004.

4. Chinês Skullcap (baicalin)

Trata-se de uma solução popular com baicalin e consegue, tal como o ibuprofeno, aliviar a dor. Isto foi descoberto a partir de 2003, através de uma investigação animal.

5. Panax Ginseng

Desde 2008, numa pesquisa animal, conseguiu-se provar que tem poderes anti-inflamatórios, analgésicos e anti-artrite reumatoide, parecidos com os do ibuprofeno.

Publicidade

6. Mistura de astaxantina, vitamina C e Ginkgo biloba

Atua de igual modo ou até melhor na diminuição da inflamação respiratória causada pela asma do que o ibuprofeno, conclusão da pesquisa animal em 2011.

7. Ginger

Segundo a publicação de um estudo, em 2009, estas cápsulas, quando tomadas 250 mg 4 vezes diárias, são capazes de ter a mesmo resultados que ibuprofeno e ácido mefenâmico no atenuar da dor menstrual.

8. Santo manjericão

Os seus elementos, que levam matérias anti-inflamatórias, são parecidos com naproxeno, aspirina e ibuprofeno, na conclusão de estudo levado a cabo em 2000.

Publicidade

9. Ácidos graxos ômega 3

A toma diária de 1200-2400 mg dá tanto efeito como a ingestão de ibuprofeno, no caso de querer diminuir a dor provocada por artrite, mas sem tantos efeitos adversos. Isto ficou provado numa investigação humana realizada em 2006.

É possível igualmente aliviar a dor através de métodos em que se usam aromas – aromaterapia. Assim, nem é necessária a toma de nenhum produto. Contudo, o melhor remédio é conhecer a origem da dor e tratá-la, devidamente. Para isso, convém que se mantenha afastado de produtos alimentares pró-inflamatórios como trigo, erva-moura, lacticínios e grãos de trigo-verde, entre outros.

Resumindo e concluindo…

Lembre-se que é sempre importante optar por tratamentos mais naturais, pois os remédios estão carregados de químicos que podem ser prejudiciais à saúde. Se se preocupa com ela, reflita sobre as suas opções!

Publicidade

Compartilhe essa dica!

Fontes:

https://biomagsaude.blogspot.pt/2016/01/ibuprofeno-o-impacto-negativo-sobre.html

http://www.fda.gov/ohrms/dockets/ac/05/briefing/2005-4090B1_04_E-FDA-TAB-C.htm

PODE GOSTAR TAMBÉM