em

Perigo: alimentos contaminados podem levar vermes ao cérebro

Carne de porco, frutas, legumes e vegetais podem conter larvas que afetam o sistema nervoso.

Comida infectada com vermes pode provocar graves doenças e atingir o cérebro. A neurocisticercose é uma dessas doenças, e atinge o sistema nervoso central.

Muitas pessoas acham que esta doença apenas é transmissível pela carne animal, mas isso não é verdade! Água poluída, hortaliças e fruta também transmitem a doença, por isso, é preciso ter atenção ao que consumimos e fazer uma higiene adequada.

Este problema é mais comum do que imagina. O adubo utilizado nas frutas e legumes é feito com fezes de animais e muitos deles podem estar contaminados, transmitindo a doença para nós, humanos.

América Latina, China, Índia e sudeste da Ásia são as regiões onde água e alimentos estão mais contaminados.

No Brasil, por exemplo, existem 140 mil pessoas infetadas com esta doença, que provoca graves danos cerebrais.

A doença surge quando uma larva existente no porco é ingerida. Ao entrar em contato com o sistema nervoso, surgem as lesões.

Convulsões, cefaleia e alterações comportamentais são os primeiros sintomas de que algo está errado. Para detectar o problema, é preciso fazer uma tomografia ou ressonância magnética.

Para tratar a doença, pode ser necessário fazer uma cirurgia, que permita remover o cisto formado pela larva.

Existe um tratamento adequado para cada situação, por isso, é preciso identificar o problema, e atuar antes que as lesões aumentem.

A doença não se manifesta imediatamente após ingerir alimentos contaminados. A larva pode viver até 20 anos no organismo, sem que se note sua existência.

Como evitar a contaminação?

Se gosta de carne de porco e costuma consumir com alguma frequência, opte por comer apenas em casa, onde consegue evitar a contaminação, se tiver algum cuidado.

Coloque a carne de porco com água, sal, suco de limão e alecrim. Isso ajuda a eliminar qualquer ameaça de vermes. Deixe a carne no fogo até estar bem cozida e quando terminar, feche o fogão e deixe repousar 3 minutos. Isto ajuda a eliminar alguns parasitas mais resistentes.

Nos países menos desenvolvidos, a contaminação dos porcos é 30 vezes maior do que nos países mais desenvolvidos. A falta de higiene é a principal responsável por este problema de saúde pública.

Algumas regiões do Brasil ainda têm falta de saneamento básico. Nestas áreas rurais, opte por beber água engarrafada.

Agora veja como lavar corretamente as frutas, legumes e verduras:

1. Comece por remover a parte danificada, que não vai consumir.

2. Lave com água abundante, removendo a sujeira.

3. Prepare uma mistura de um litro de água potável com uma colher de sopa de água sanitária neutra, sem cheiro, cor ou detergente.

4. Deixe os vegetais na solução, durante 20 minutos.

5. Agora pode guardar seus alimentos ou preparar uma comida deliciosa.

Agora que já conhece o perigo de consumir alimentos mal higienizados, lave bem as frutas e verduras, e cozinhe corretamente a carne de porco, pois uma simples larva pode afetar todo o sistema nervoso.

Compartilhe essa dica!

2 Comments Leave a Reply
  1. Informação está sendo passada de forma errada!! A neurocisticercose é uma enfermidade ocasionada pela ingestão de ovos do cestoda presentes nos alimentos contaminados com fezes de seres humanos!!!
    A contaminação pelas larvas presentes na carne suína ou bovina contaminada provoca a Teniose!!!!
    Carne de porco não tem participação no ciclo da cisticercose!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Laser, um brinquedo que pode provocar cegueira!
Perigo: conservante em camarão pode causar doenças