perguntas mais importantes da vida
Crédito: Freepik
em

Essas são algumas das perguntas mais importantes da sua vida

Quando a vida parece estar bagunçada e improdutiva, fazer as perguntas certas é uma boa forma de se colocar nos trilhos

Ninguém tem resposta para tudo. Mas as perguntas, essas sim são infinitas. Na verdade, você não precisa e nem deve ter respostas para todas as questões da vida, já que é na dúvida que mora a reflexão, e da reflexão que se evolui.

Você está pronto para iniciar a sua jornada de evolução? Então aceite um importante desafio: leia atentamente as perguntas relacionadas abaixo e depois escreva-as em um diário no qual possa reler essas perguntas de vez em quando e refletir sobre elas.

As perguntas que fará a si mesmo servem como um guia para você saber o que está precisando melhorar na sua vida para ser mais feliz e evoluir em todas as esferas: pessoal, social e profissional.

Perguntas gerais para responder “sim ou não”

Essas são perguntas que exigem apenas uma resposta: sim ou não. Para aquelas perguntas que você responder “não”, faça uma reflexão mais aprofundada sobre quais atitudes você pode tomar para que essa resposta se transforme em um “sim” daqui a algum tempo.

Eu sou feliz?

Eu sou grato?

Eu gosto do meu trabalho?

Eu me sinto bem?

Gasto tempo suficiente com minha educação?

Lembre-se que não é egoísmo pensar primeiro na sua felicidade, na sua gratidão, no seu bem-estar e na sua evolução profissional. A única forma de você ser uma pessoa melhor e ajudar seus entes queridos a serem mais felizes, é sendo feliz primeiro.

É claro que precisa haver um equilíbrio em satisfazer as necessidades de todos ao mesmo tempo, pensando nas pessoas que dependem de você. O que não pode acontecer é deixar a si mesmo de lado para que os outros se realizem enquanto você fica vendo a vida passar.

Perguntas sobre carreira/trabalho

O trabalho ocupa, em média, 8 horas da vida de uma pessoa. Às vezes até mais, considerando o tempo que ela leva para ir e voltar, sem poder se dedicar a outras atividades. Além disso, é por causa do salário que se torna possível satisfazer as necessidades básicas e secundárias.

Estar feliz com o seu trabalho e o crescimento da sua carreira é muito importante, pois isso afeta as outras esferas da sua vida, não só financeira, mas emocionalmente. Sendo assim, se essa é a sua principal barreira, seja franco com as respostas dessas perguntas abaixo e veja no que pode melhorar.

Que coisas novas estou aprendendo?

Quem aprende coisas novas, evolui o tempo todo.

Para onde minha carreira está indo?

Crie a sua visão de futuro e foque nela.

Quão significativo é o meu trabalho?

Você deve sentir que está fazendo algo útil.

Como posso ser melhor no que faço?

Mesmo que ainda não tenha o trabalho dos sonhos, se sentirá muito mais satisfeito se for o melhor profissional que puder. E poderá ser reconhecido por isso também.

Perguntas sobre produtividade

Sabe aquela sensação de dever cumprido? Ela deve ser parte da sua rotina, pois faz muito bem para a autoestima. Quando você é uma pessoa produtiva, fazendo coisas úteis, você se sente mais feliz.

Mas, mesmo quando essa é a sua intenção, a sua vida não está organizada do melhor jeito para ser possível realizar tudo o que gostaria. Então, responda às perguntas a seguir e identifique o que pode ser melhorado.

Qual é a minha prioridade número 1 agora?

Em qualquer esfera da vida, ou em cada uma delas.

Como posso alcançar minha prioridade número 1 mais rápido?

Encontre formas de ser mais eficiente, não necessariamente mais ágil.

Quais tarefas devo parar de fazer?

Certamente existem tarefas que poderiam ser eliminadas da sua vida por serem improdutivas, mas você simplesmente não tomou essa atitude ainda.

Quais tarefas estou procrastinando?

Use o seu tempo com inteligência e pare de evitar as tarefas que são mais chatas ou difíceis. Isso causa uma barreira enorme na sua evolução.

Quais perguntas eu não estou me perguntando?

Você descobre suas dúvidas buscando conhecimento. Leia, converse, ouça, visite, questione, ouça mais ainda.

Como posso ajudar uma pessoa hoje?

Essa é muito fácil, pois você pode fazer agora mesmo alguma coisa boa para alguém. Pense um pouco e comece a agir.

limpar calcário nas louças e metais

Dicas caseiras para limpar calcário nas louças e metais do banheiro

Senhora de 80 anos resolveu abrir o próprio negócio

Senhora de 80 anos resolveu abrir o próprio negócio durante a pandemia