em

4 perguntas íntimas que os casais devem fazer para melhorar a relação

Cada pessoa se sente mais confortável com um tipo de intimidade. Veja quais são elas e como ajudar o parceiro a compreender essa necessidade.

Para começar qualquer assunto que tem o objetivo de remover os conflitos de relacionamentos afetivos, temos que compreender que somos indivíduos complexos e que não é fácil dividir a vida, os pensamentos e sentimentos com outra pessoa, mesmo que exista paixão e amor.

O desconforto em um relacionamento conflituoso normalmente parte do pensamento de controle: um dos dois ou ambos pensam que pelo fato de estarem namorado ou casados, um necessita estar constantemente adivinhando o que o outro quer ou sente.

Esse pensamento causa muitos problemas, pois nem sempre temos palavras para expressar o que estamos querendo ou sentindo e o outro não tem como saber se não houver uma conversa para tentar expor o que se passa na sua mente e no seu coração.

A partir dessa compreensão fica mais fácil conseguir respeitar quando o outro sente vontade de passar um tempo sozinho, quando fica em silêncio, quando quer ser tocado ou quando muda de comportamento de repente.

A melhor solução para qualquer dúvida ou sentimento conflituoso dessa natureza é a conversa. Muitos relacionamentos acabam porque não houve coragem de chamar o parceiro para trocar ideias como amigos, simplesmente para conhecer os gostos, desejos, pensamentos sobre a vida e necessidades um do outro.

Levando isso em consideração, podemos dizer que cada pessoa tem um tipo de intimidade que o torna mais próxima do outro: intimidade física, emocional, mental e espiritual. Então, o parceiro precisa ter a sensibilidade de reconhecer qual destas é mais sensível no outro e em si mesmo para aproveitá-la em benefício da relação. Veja mais sobre cada uma das intimidades:

1. Intimidade Física: como e quando você gosta de ser tocado por mim?

Algumas pessoas têm dificuldade de falar sobre o que sentem, mas tem facilidade em demonstrar através do toque. Então, esse é o tipo de intimidade que deve ser explorado pelo casal. Quando posso te tocar, abraçar, acariciar? Como você se sente com isso? Muitas vezes um abraço ou um carinho substitui palavras que não são fáceis de dizer e são a chave para a porta da conversa verbal.

2. Intimidade Mental: o que podemos falar que é interessante e gratificante para você?

Há quem sinta necessidade de falar por horas sobre o que sente, como vê o mundo, o que pensa, suas dúvidas e medos. Muitas vezes, poder expor o que está dentro da mente é mais importante do que tocar no outro o tempo todo. Quando o casal se conecta mentalmente abre portas para os demais tipos de intimidades.

3. Intimidade Emocional: como posso fazer você se sentir seguro para falar abertamente sobre seus sentimentos?

As pessoas mais sensíveis emocionalmente sentem necessidade de serem percebidas através dos gestos, do olhar e dos sons que emitem. Saber identificar esses sinais faz com que o outro se sinta mais confiante e protegido para desenvolver os outros tipos de intimidade.

4. Intimidade Espiritual: o que faz a vida ter sentido que você gostaria de compartilhar comigo?

A espiritualidade está ligada ao silêncio e o contato com o eu interior ou com o universo e o divino. Saber respeitar o silêncio do outro e o momento de perguntar o que faz sua vida ter sentido fará ele se sentir importante e disposto a desenvolver os outros tipos de intimidade.

Com o tempo de convivência as pessoas vão se tornando mais parecidas, mas para que isso aconteça, precisa fazer sentido dividir a vida com alguém. Então, essa compreensão sobre qual tipo de intimidade é mais fácil para acessar a individualidade do outro é fundamental para uma relação saudável, respeitosa e duradoura.

DICAS SOBRE TIPOS DE RELAÇÃO

Você sabe em qual tipo de relação você está e se é compatível com o tipo de intimidade que é mais aflorado em você? Veja 11 tipos de relacionamentos e questione-se se vive o que realmente te faz feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

7 posições de yoga para aliviar dor ciática

O ponto fraco de cada signo