perfil falso
Créditos: Pixabay

Como identificar um perfil falso na internet?

Golpistas se aproveitam do anonimato das redes para enganar pessoas

Publicidade

O “fake” é quase uma entidade da internet. Adotado para se divertir, ser mais aceito em determinado nicho, stalkear ou se expor sem amarras, o perfil falso também acaba sendo muito útil aos criminosos.

Pedófilos, assaltantes, golpistas, haters e aproveitadores de toda a espécie tiram vantagem do anonimato da internet para praticar seus atos ilícitos e violências. Aprenda a seguir alguns passos para identificar um provável perfil falso e tome cuidado com o que compartilha nas redes sociais.

Aproveite e veja: O que é VPN e como usá-la com segurança na internet

Quando suspeitar de um perfil falso

1º passo – Verificar as informações

Cidade, profissão e escola/universidade são dados que podem ser checados. É bom dar uma olhada na lista de amigos, onde a presença de inúmeros perfis vazios, estrangeiros ou semelhantes deve levantar suspeitas. Analise fotos e observe as interações. Muitos amigos e pouco engajamento pode acender o sinal de alerta. A pessoa aparenta nas fotos ter a idade que declara? Há quanto tempo o perfil foi criado? Se for estranhamente recente, a chance de ser obra de golpista é maior.

Publicidade

2º passo – Analisar o conteúdo

O que essa pessoa posta? Seu discurso é coerente? Há texto escrito ou exclusivamente compartilhamentos? O volume de postagens foi alto num curto espaço de tempo? A linguagem adotada deve ser condizente com a idade da pessoa. É improvável que alguém de meia-idade escreva usando muitas gírias, por exemplo. Ou alguém com alto grau de escolaridade cometa erros absurdos de português.

Veja também: 5 dicas para não cair em golpes na internet

3º passo – Monitorar conexões

Caso o resultado seja inconclusivo, vale investigar com atenção os perfis com os quais a pessoa mais interage ou de supostos parentes. Pesquisar o nome da pessoa no Google também pode trazer respostas, como menções em sites e perfis em outras redes sociais.

4º passo – Conversar

Fazer perguntas é uma boa forma de recolher informações. Sem repassar fotos suas ou informações sensíveis, desenvolva bastante o diálogo. Ter que criar muitas mentiras pode levar o golpista a se confundir e cair em contradição ou deixar pontas soltas nas afirmações.

Publicidade

Tome bastante cuidado antes de encontros com contatos feitos em aplicativos de paquera e de vendas. Há cada vez mais relatos de pessoas vítimas de desconhecidos recebidos na própria casa. Escolha sempre locais públicos e, se puder, tenha uma companhia por perto.

Veja também: Cuidados para quem procura um namorado em sites de relacionamento

Com informações de Oficina da Net.

PODE GOSTAR TAMBÉM