peneirar farinha de trigo
Crédito: Freepik

Como peneirar farinha com e sem peneira

Você já viu receitas em que a farinha é peneirada? Sabe por que é bom fazer isso? Veja agora

Publicidade

A farinha de trigo está presente em boa parte das receitas de bolos e doces com massa. Ela é um ingrediente mais compacto, que cria grumos com facilidade. Então, uma das dicas de quem faz bolos bem leves e fofos é peneirar a farinha antes de colocar na mistura.

Por que se deve peneirar a farinha?

A farinha de trigo costuma ser embalada em pacotes bem compactos, e isso faz com que ela fique apertada lá dentro. Então, os grânulos vão ficar bem juntinhos e mais pesados. Quando você passa o trigo pela peneira, faz a separação desses grânulos, deixando a farinha mais leve e solta.

Às vezes, o problema é a umidade. Dependendo do local em que o saco ou frasco de farinha estiver guardado, mesmo estando bem fechado, pode entrar um pouco de umidade, e assim os grânulos também vão ficar grudados, criando grumos. Esse é mais um motivo para soltar a sua farinha de trigo antes de colocar na massa.

Como peneirar a farinha de trigo?

A forma mais simples de peneirar o trigo é usando uma peneira. Antes de colocar a farinha na tigela, passe por uma peneira a quantidade que for utilizar. Pode fazer isso quando estiver medindo os ingredientes ou só na hora de misturar na massa mesmo.

Publicidade

Se você não tiver uma peneira, pode tentar usar um escorredor de macarrão que tenha os cortes ou furos bem finos. Já vai ser uma boa ajuda.

E além disso, é importante misturar a farinha na massa usando um batedor (fouet), pois esse utensílio também ajuda a soltar os grumos de farinha e deixá-la mais aerada, leve e soltinha. Sua massa vai ficar bem melhor, e a colher ou espátula não fazem esse serviço.

Só a farinha deve ser peneirada?

Essa dica de peneirar a farinha também serve para o cacau em pó, chocolate em pó e fermento. Eles podem ficar com bolinhas cruas na massa caso não sejam peneirados.

Se a sua receita pedir que peneire todos esses ingredientes juntos, o motivo é que, assim, eles vão se misturar ainda melhor do que apenas mexendo com um fouet. Siga esse passo, se estiver na receita ou não. Vai deixar a sua massa mais homogênea.

Publicidade

Veja também: receitas de bolo de banana rápido para o lanche

PODE GOSTAR TAMBÉM