peito de frango com listras brancas
Designed by Freepik

Peito de frango com listras brancas tem mais gordura e menos proteína?

Até mesmo a carne de frango, que você pensava ser inofensiva, pode não ser são saudável assim.

Publicidade

Você já deve ter notado que ao comprar peitos de frango, alguns deles vêm com uma listra branca no sentido da fibra do músculo. Certamente nunca desconfiou que pudesse ser um mau sinal, já que estava comprando uma parte nobre da carne. Mas parece que o peito de frango com listras brancas tem mais gordura e menos proteína. Saiba de onde veio essa história.

Por que parar de comer peito de frango com listras brancas?

A indústria alimentícia é uma fábrica de dinheiro que está mais preocupada em vender dentro das normas mínimas de vigilância sanitária do que com a saúde do consumidor. Para aumentar as vendas, com a carne de frango não é diferente. Os animais sofrem alterações para que cresçam em tempo recorde e virem produto no supermercado.

De acordo com dados de um estudo publicado no Jornal Italiano de Ciência Animal e na revista Poultry Science, ambos de 2013, essas listras brancas que ficam no centro dos peitos de frango são resultado de um distúrbio muscular que faz com que o teor de gordura na carne aumente em 224%, ao mesmo tempo que o teor de proteína diminui.

Outro estudo feito em 2016 pela Universidade do Texas com 285 aves, apontou que 96% delas continham essa faixa branca e que ela é capaz de alterar a absorção dos temperos e o cozimento da carne.

Publicidade

A possível origem dessa mutação vem justamente da alta concorrência da indústria, que necessita alterar a composição dos frangos para que cresçam mais rápido e sejam mais pesados. Em comparação com os animais de 1950, que pesavam cerca de 1 quilo e meio com 70 dias de vida, os frangos de 2015 chegam a pesar o dobro com apenas 47 dias.

Mesmo assim, os porta-vozes defensores da indústria afirmam que essa carne não faz mal à saúde e o frango continua sendo a melhor opção em baixo teor de gordura e riqueza de carboidratos.

Então, como sempre vai haver dois lados da história, a escolha de consumo fica a seu critério. A intenção aqui é sempre alertar para estudos que apontam o que pode ser um risco para sua saúde e você decide o que vai fazer com essa informação.

PODE GOSTAR TAMBÉM