como usar pedra pomes nas plantas
Crédito: Pixabay
em

Pedra pomes para as plantas: conheça os benefícios e como usar

Se você já usa essa pedra na rotina da casa e de beleza, aprenda mais uma utilidade para ela no cultivo das suas plantas

A pedra pomes é leve e porosa. É feita de rocha vulcânica produzida na fase de ejeção dos gases contidos na lava, e é por isso que ela fica leve, pois esse processo forma um tipo de espuma de rocha dos materiais que entram em fusão. Quando essa espuma esfria, ela se solidifica na forma de uma rocha esponjosa de baixa densidade, que tem uma superfície áspera e abrasiva, e essa é a pedra pomes.

Desde os tempos da vovó esse tipo de pedra é usado no dia a dia da casa e para cuidar do corpo. Pode usá-la como esfoliante da pele, para limpar o fogão, os pelos dos animais, customizar roupas e também para cuidar das plantas. É sobre essa última utilidade que você vai saber mais, agora.

Benefícios de usar pedra pomes nas plantas

Crédito: Bonsai Empire

Com uma pequena quantidade dessa pedra misturada na terra de plantio você já consegue bons resultados, usufruindo dos seguintes benefícios:

Substrato mais leve e aerado

Geralmente é recomendado que se adicione algum ingrediente à terra de plantio para que ela fique mais leve. A pedra pomes granulada é uma ótima opção de mistura para deixar a terra menos compactada, mais leve e, assim, favorecer o enraizamento da planta, a passagem de água e de adubo.

Redução de regas

Essa é uma vantagem que depende da espécie de planta e do clima que estiver fazendo. Como essa pedra retém água, em teoria o solo vai permanecer úmido por mais tempo. Mesmo assim, no verão, as plantas que recebem sol direto podem precisar de regas frequentes.

E além disso, precisa tomar cuidado com a quantidade de pedra que vai misturar no solo, pois o excesso pode deixar a terra molhada demais para as plantas que preferem menos umidade.

Não afeta o equilíbrio do solo

Como essa pedra é quimicamente estável, ela não vai alterar o pH do solo, e isso é bom para quem costuma controlar os níveis de acidez do solo de acordo com as necessidades de cada planta.

Não perde as propriedades

Você pode reutilizar a pedra pomes em outros vasos quando fizer replantios, pois ela não vai perder as suas propriedades.

É rica em nutrientes

Misturar essa pedra ao solo é também uma forma de prover macro e micronutrientes às plantas, como dióxido de silício, óxido de alumínio, ferro e óxidos férrico e ferroso, sódio, potássio, cálcio, óxido de magnésio e dióxido de titânio.

Como usar pedra pomes nas plantas

Para usar a pedra pomes nas plantas, você precisa comprá-la em grânulos para conseguir misturar no substrato de plantio ou fazer uma camada de drenagem eficiente. Você encontra essa pedra vulcânica granulada nas floriculturas, lojas agropecuárias e de materiais de construção e jardinagem. Basicamente, você pode usá-la de duas formas:

Cama de drenagem

Uma das formas de usar a pedra pomes é fazendo uma cama de drenagem no fundo do vaso, antes de colocar o substrato e a planta. Ela vai funcionar como os pedriscos ou a argila expandida, evitando que a terra fique encharcada de água e que as raízes apodreçam.

No fundo do vaso, faça uma camada de uns 3 dedos de pedra pomes. Por cima das pedrinhas coloque uma mantinha geotêxtil, TNT ou esponjinha cortada em uma fatia fina. Por cima dessa camada coloque o substrato, pois assim evita que ele entre no meio da terra e evita que as raízes cheguem ao fundo do vaso, onde pode ter água acumulada.

Mistura no substrato

Outra opção de uso da pedra pomes é misturando junto com o substrato, pois assim irá obter a maior parte dos benefícios listados no tópico anterior. Ela vai deixar a terra mais leve, vai reter água para as plantas que precisam de mais umidade, vai reter adubo líquido para ficar liberando aos poucos, e ela própria é uma fonte de nutrientes que ajuda a planta a ficar mais forte.

avó aprende a escrever para fazer bilhete à neta

Avó aprende a escrever para dar bilhete de presente à neta

como cuidar e fazer mudas peperômia melancia

Peperômia melancia: veja como cuidar dessa planta linda e perfeita para dentro de casa