pasta de dente preta
Crédito: Freepik

Pasta de dente preta: investimento ou prejuízo para a saúde bucal?

Tome cuidado com o que as propagandas dizem. Saiba como esse produto realmente atua na sua boca

Publicidade

A pasta de dente preta vem dividindo opiniões desde que várias marcas surgiram no mercado. Alguns defendem, enquanto outros são contra. Então, antes de começar a usar, saiba a verdade sobre a eficácia desse produto.

Para que serve a pasta de dente preta?

A pasta de dente preta é dessa cor porque ela contém carvão ativado na composição. O carvão ativado não é o mesmo que se usa no churrasco, mas é um carvão mineral tratado para ser usado de forma medicinal. Até aí, tudo bem.

A proposta dessa pasta de dente com carvão ativado é ajudar a deixar os dentes mais claros. É esse o motivo que faz tantas pessoas buscarem por esse produto, na expectativa de ver seus dentes mais brancos.

O que a pasta de dente preta realmente faz com os dentes?

A promessa de que a pasta de dente preta tem o poder de clarear os dentes é uma verdade parcial. Por causa do carvão ativado e também do carbonato de cálcio, essa pasta consegue remover as manchas que ficam na parte de fora dos dentes, que são as manchas deixadas por alimentos, bebidas e cigarro.

Publicidade

Porém, para um dente ser realmente clareado, o processo de clareamento deve ser feito de dentro para fora. E isso a pasta de dente preta não é capaz de fazer. Se você tem manchas internas nos dentes, a pasta não vai ajudar.

O perigo oculto na pasta de dente preta

Para que a pasta de dente preta seja capaz de clarear as manchas externas nos dentes, ela usa o poder abrasivo do carvão ativado e do carbonato de cálcio. Eles agem como um sapólio faz sobre as panelas, ariando os dentes e removendo as manchas externas, só que numa intensidade bem mais reduzida do que o sapólio, é claro.

Mas, ao mesmo tempo, ainda que seja de leve, esses componentes vão removendo a proteção externa dos dentes, e isso é bem perigoso, pois com o tempo de uso os dentes vão ficando mais sensíveis e fracos.

E tem mais: se essa pasta é abrasiva para os dentes, que são bem duros, imagina o que ela faz com a gengiva e com as mucosas da boca que são bem sensíveis.

Publicidade

Se a sua gengiva começar a apresentar sensibilidade e pequenos sangramentos na hora da escovação com essa pasta preta, você nem vai conseguir ver o sangue para saber que precisa ir ao dentista, pois a cor da pasta camufla o sangramento.

Atenção na hora de escolher o produto

Se, mesmo sabendo dos riscos que a pasta de dente preta oferece, você quiser fazer o teste, precisa saber escolher o produto certo e usá-lo do jeito mais seguro possível.

Existem muitas marcas de pastas pretas no mercado, e a maioria delas é muito abrasiva. Faça testes e fique com a menos abrasiva de todas, ou seja, a que você sentir menos grânulos ao esfregar ela nos dedos.

Publicidade

Quanto a outros componentes como o flúor, é uma questão de escolha, pois alguns dentistas dizem que o flúor é necessário, mas outros dizem que não.

Da mesma forma, existe um componente chamado triclosan que é um potente antisséptico. Parece bom, mas se usado em excesso, o triclosan pode criar uma resistência das bactérias e deixar de fazer efeito. Prefira as pastas com antissépticos naturais, como óleos essenciais.

Essas pastas são feitas para usar todos os dias, uma vez ao dia. Mas, se você notar qualquer problema, como dentes sensíveis ou sangramento das gengivas, pare de usar. Se for necessário, vá ao dentista para saber se existe algum problema maior precisando de tratamento.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM