Já que o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus será por tempo indeterminado, a melhor opção é fazer ou comprar algumas máscaras de tecido. Assim, é possível reutilizá-las ao invés de ficar comprando máscaras descartáveis a preços abusivos.
Porém, para que as suas máscaras de tecido continuem funcionando como uma barreira, é preciso ter alguns cuidados na hora de lavá-las.
1. Remover a máscara com cuidado
O primeiro passo, mesmo antes de lavar a máscara, é removê-la pegando pelo elástico ou laço da parte traseira. Assim, evita-se tocar na parte da frente que pode estar contaminada.
2. Imersão em solução desinfectante
Em seguida, coloque a máscara imersa em um recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos.
3. Lavagem
Depois desse tempo de molho, ainda é preciso lavar a máscara usando água e sabão, pode ser no tanquinho, já que não vale a pena lavar só isso na máquina. Depois, faça o enxágue em água corrente e aperte para escorrer.
4. Secagem e ferro quente
Importante
A máscara de tecido não pode ser utilizada úmida ou suja. É preciso que esteja limpa para cumprir com seu papel.
Se notar que o tecido já está ficando desgastado, descarte e comece a usar outra, com tecido novo e mais grosso, mas que seja confortável para respirar.
Antes de fazer todos os procedimentos com a máscara, desde a hora de removê-la do rosto até a hora de passar e guardar, lave bem as mãos.
Quem pode usar máscaras de tecido?
É importante lembrar que somente as pessoas saudáveis devem usar as máscaras de tecido, já que elas não possuem filtro. Servem apenas como uma barreira contra o ar que chega perto do rosto e que pode estar contaminado. Mas as pessoas que apresentam sintomas devem usar as máscaras cirúrgicas que possuem filtro. Do contrário, não estarão protegendo os outros do contágio.
Veja também: como fazer máscara de tecido em casa

