usos do papel vegetal
Crédito: Freepik

Papel vegetal: você conhece todos os usos desse material?

Também chamado de papel-manteiga, ele é muito útil nas tarefas culinárias, facilitando o preparo dos alimentos

Publicidade

Alguns utensílios de cozinha são indispensáveis, mas às vezes você só percebe isso quando começa a usá-los. O papel vegetal é um bom exemplo. Você até pode passar anos sem usar esse papel na sua rotina culinária.

Mas, a partir do momento em que começa a usá-lo, não quer mais ficar sem, pois ele traz mais praticidade e ajuda certos pratos a “darem mais certo”. Então, conheça alguns usos bem legais do papel vegetal e compre um rolo para fazer o teste.

Para forrar a forma de assados

Seja para fazer massa de bolo, biscoitos, pães ou massa de pizza, forrar a forma com papel vegetal vai fazer com que a massa assada não grude na forma. Além disso, você pode segurar no papel para transferir suas massas da forma para uma bancada, grelha ou tabuleiro, sem o risco de quebrar a massa.

Para alinhar assados

Outra dica legal que envolve massas assadas e o papel vegetal é usá-lo para alinhar ou moldar sua massa. Por exemplo, quando vai fazer muffins, pode aumentar a profundidade da forminha usando papel vegetal nas bordas. Assim, a massa vai crescer sem esparramar e vai ganhar um formato mais bonito.

Publicidade

Para proteger cremes e molhos

Assim como existe a técnica de colocar plástico-filme encostado em certos molhos e cremes enquanto esfriam, também pode usar o papel vegetal para isso. É um método que evita a formação de uma crosta seca por cima do seu preparado, mantendo a umidade.

Para fazer peixe grelhado

Não é apenas para os doces que o papel vegetal serve na hora de ir ao forno. Você pode colocar uma folha na forma antes de botar o seu peixe grelhado, o que é ótimo para aquele peixe mais delicado não se desmontar.

Veja também: como fazer filé de peixe assado

Para fazer papilote de legumes

Se você gosta de fazer papilotes de legumes, com ou sem peixe, pode usar o papel vegetal para esta função. Ele segura o calor em seu interior e cozinha os vegetais mais rapidamente, mantendo a textura, cor e sabor, seja no forno ou em um robô de cozinha.

Para abrir massas

Na hora de abrir certos tipos de massa com rolo para ficarem mais finas, é recomendado usar um papel que proteja a massa, sem ela grudar no rolo e sem precisar enfarinhar. O papel vegetal é bem útil nessa tarefa.

Publicidade

Para interfolhar congelados

Vai congelar hambúrgueres caseiros ou bifes de carne, e não quer que eles grudem uns nos outros dentro do mesmo pote? Então use um pedaço de folha de papel vegetal entre cada hambúrguer ou bife.

Para recortar bolos temáticos

Se você costuma fazer bolos temáticos, os quais precisa recortar a massa para ganhar o formato desejado, use o papel vegetal para fazer o desenho, depois coloque ele por baixo da massa já assada e faça os recortes.

PODE GOSTAR TAMBÉM