papa francisco bate na mão de fiel
Crédito: Reprodução

Papa Francisco dá tapa na mão de fiel que o segurava e depois pede desculpas

Parece que a paciência anda faltando até para homens santos

Publicidade

O que você espera de um homem designado para ser o papa? Bom, o histórico é de pessoas às vezes fortes, às vezes benevolentes, mas com pulso para encaminhar a Igreja. Porém, uma coisa é certa: a paciência é fundamental a todos eles. E foi exatamente o que faltou ao papa Francisco, antes da última missa do ano. Veja o que aconteceu e a resposta que ele deu.

Veja também: na festa de casamento, noivo exibe vídeo da noiva o traindo com cunhado

Papa Francisco bate na mão de fiel

O Vaticano estava lindo, todo decorado para o Natal, como é de costume todos os anos. Uma multidão aguardava o santo padre na Praça de São Pedro, tendo apenas uma divisória móvel para separar o pontífice dos fieis. Como faz todos os anos, ele foi caminhando pela borda e cumprimentando todo mundo.

Porém, ao passar por uma das fieis, ela segurou o seu braço e puxou com muita força. Aparentemente ela queria muito falar alguma coisa importante. Mas certamente foi um gesto rude e desnecessário. Por outro lado, a resposta dada pelo pontífice foi exagerada e sem justificativa.

Publicidade

O tapa

Ao sentir que seu braço direito estava sendo puxado com força, ele se virou para a mulher e gritou alguma coisa inaudível. Tentou também puxar o seu braço, sem sucesso. Os seguranças estavam lá e também tentaram soltar o papa. Foi então que ele levantou sua mão esquerda e deu alguns tapas nas mãos da mulher que o segurava.

Ela soltou imediatamente, mas continuou falando, enquanto Francisco se afastava, visivelmente irritado. Tanto que passou a andar afastado das grades de proteção, a partir desse momento. As pessoas ficaram chocadas com a cena, fazendo o vídeo viralizar. Isso porque ninguém esperava esse gesto vindo de quem deve ser o exemplo.

As desculpas

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Pope Francis (@franciscus) a

Na primeira missa do ano, ele decidiu fazer um discurso falando da Virgem Maria, amor e paciência. O objetivo dessa missa em específico, todos os anos, é inspirar os cristãos a ter um ano de acordo com os princípios da Igreja. Claro que o mau exemplo do papa Francisco deveria ser citado em algum momento, e ele certamente o fez.

Ele diz: “no primeiro dia do ano, a Liturgia celebra a Santa Mãe de Deus, Maria, a Virgem de Nazaré, que deu à luz Jesus, o Salvador. A sua salvação não é mágica, mas uma salvação paciente, isto é, comporta a paciência do amor, que assume a iniquidade e lhe tira o poder. A paciência do amor: o amor nos torna pacientes. Tantas vezes perdemos a paciência; também eu, e peço desculpas pelo mau exemplo de ontem”.

Publicidade

E assim começa o ano, com uma polêmica que envolve poder, agressão e perdão. Agora, o que todos estão se perguntando é o que a mulher que puxou o papa Francisco queria para tanta insistência. E também como ela está se sentindo nesse momento? Muito mais do que uma polêmica, há uma vida real envolvida. Que todos possam ser pacientes e justos, sempre.

PODE GOSTAR TAMBÉM