em

9 Receitas de pão de batata imperdíveis

Se você gosta de preparar massas caseiras, precisa conhecer essas deliciosas receitas
pão de batata
Crédito: Pxhere

O pão de batata é a escolha ideal para quando quer um pãozinho para o café da manhã ou lanche, mas não um simples pãozinho francês com queijo e presunto. Esse pão tem uma massa mais fofa e consistente e pode ser recheado com vários sabores. Ele tem esse nome porque a receita realmente leva purê de batatas junto com os ingredientes tradicionais de uma massa de pão. Veja como fazer várias opções.

Como fazer pão de batata: 9 receitas

Você pode fazer pão de batata com ou sem recheio, variar no tipo de batata e nos ingredientes que que fazem parte da receita para adaptar a quem tem algum tipo de restrição alimentar.

1. Receita simples

receita de pão de batata simples
Crédito: Mel e Pimenta

Essa receita é para fazer pães quentinhos e macios para o café da manhã do fim de semana, quando tiver um tempinho a mais para preparar. A massa deve ficar 35 minutos descansando para ativar o fermento biológico e depois são mais 40 minutos de forno. A espera vale a pena. Essa receita é feita com batatas cozidas, ovos, açúcar, manteiga, sal, fermento, leite morno e trigo. Rende 32 pãezinhos.

2. Batata-doce

receita de pão de batata-doce
Crédito: Panelinha

Parecida com a versão anterior, o grande diferencial dessa receita é mesmo o tipo de batata que se usa. Em vez da inglesa, é a batata-doce que faz essa massa ficar com um aroma e sabor ainda mais especiais. No mais, leva trigo, leite morno, fermento biológico, manteiga, ovos, sal e tem também um toque de açúcar.

3. Pão recheado com requeijão

pão de batata com requeijão
Crédito: Receitas de Pai

Você até pode colocar o requeijão depois que o pão estiver pronto, mas não é a mesma coisa do que rechear a massa crua, deixar o requeijão derreter e se agregar à massa enquanto ela está no forno. Essa receita é assim e a massa é feita com os mesmos ingredientes da versão simples.

4. Sem glúten

pão de batata sem glúten
Crédito: Receita Natureba

Para quem não quiser incluir o trigo branco comum na receita por causa do glúten, essa versão é ideal. Os ingredientes são batata-doce, farinha de linhaça, azeite de oliva, fermento biológico, água, açúcar demerara, farinha de arroz, polvilho doce e sal.

5. Pão fit que parece pão de queijo

receita de pão de batata fit
Crédito: Meu Segredinho

Essa é uma receita com massa menos fofa e mais oca, parecendo pão de queijo fit, mas não leva queijo. Aliás, não leva farinha, nem ovo, nem leite nem fermento. O que sobra então? O polvilho doce, o azedo, batata-doce cozida, água, sementes de chia, sal rosa e ervas secas a gosto.

6. Pão vegano

receita de pão de batata vegan
Crédito: Presunto Vegetariano

Essa receita também é vegan, como a anterior, mas é do jeito mais tradicional para que o pão fique fofinho. Leva batata inglesa, fermento biológico fresco, açúcar cristal, sal, água morna, óleo, trigo, azeite, shoyu e gergelim para dar o toque final de sabor e deixar os pães ainda mais apetitosos.

7. Recheado com frango e Catupiry

receita de pão de batata com frango
Crédito: Tudo Gostoso

Essa opção é o clássico dos clássicos quando o assunto é pão de batata, do mesmo jeito que é para a coxinha. O recheio de frango com Catupiry, a combinação perfeita. A massa é a básica, com batata inglesa, fermento biológico, açúcar, sal, ovos, trigo, leite, margarina e azeite. O recheio também é simples, só vai precisar de peito de frango desfiado e temperado e também de um pacote de Catupiry original, pois só o verdadeiro é tão cremoso.

8. Recheio de calabresa

pão de batata com calabresa
Crédito: Guia da Cozinha

Outro tipo de recheio especial é com linguiça calabresa moída que, se quiser, também pode adicionar Catupiry ou requeijão cremoso, mas nem precisa. A receita é a simples, só muda o tipo de recheio que é ainda mais fácil de fazer do que o de frango.

9. Pão de mandioquinha

receita de pão de batata baroa
Crédito: Ana Maria Braga

A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, é uma variação bem saborosa dessa receita. Rende 40 pães que pode congelar para ir assando ao longo do mês. Leva mandioquinha, ovos, óleo, açúcar, manteiga, fermento, trigo, sal e parmesão para polvilhar e dar um toque extra de sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas sucos diuréticos
11 Receitas de sucos diuréticos poderosos
receitas de lasanha
10 Receitas de lasanha simplesmente deliciosas